DISCURSO ORGANIZACIONAL: CENOGRAFIAS QUE CONSTROEM A IMAGEM E A IDENTIDADE

Autores

  • Alexandra Thomas ROSANELLI
  • Ernani Cesar de FREITAS

Resumo

O tema desta pesquisa compreende um estudo referente aos traços da identidade e da imagem organizacional, servindo-se das conexões enunciativas configuradas na cenografia e no ethos discursivo corporativo. Investiga, também, potencialidades sígnicas das imagens projetadas na materialidade discursiva, presentes na publicidade da empresa brasileira Italínea Indústria de Móveis, da serra gaúcha, expostas no vídeo institucional 2014, o qual serviu de corpus para este estudo. O objetivo foi investigar o discurso presente no filme a partir da comunicação verbo-visual e de suas inter-relações com o contexto organizacional. Trata-se de um estudo teórico e analítico que se fundamentou em teorias e em autores da comunicação e publicidade (KOTLER; KELLER, 2006), da semiótica aplicada (SANTAELLA, 2002), em interface com os pressupostos da análise do discurso da escola francesa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2008a, 2008b). Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa exploratório-descritiva, bibliográfica e um estudo de caso desenvolvido em uma indústria moveleira. A análise ocorreu por meio da abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o ethos é amparado por uma cenografia que, através de práticas discursivo-comunicacionais, ganha sentido por meio da linguagem verbo-visual, mediante um todo inter-relacionado que repercute a imagem da empresa Italínea.

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