DISCURSO ORGANIZACIONAL: CENOGRAFIAS QUE CONSTROEM A IMAGEM E A IDENTIDADE
Resumo
O tema desta pesquisa compreende um estudo referente aos traços da identidade e da imagem organizacional, servindo-se das conexões enunciativas configuradas na cenografia e no ethos discursivo corporativo. Investiga, também, potencialidades sígnicas das imagens projetadas na materialidade discursiva, presentes na publicidade da empresa brasileira Italínea Indústria de Móveis, da serra gaúcha, expostas no vídeo institucional 2014, o qual serviu de corpus para este estudo. O objetivo foi investigar o discurso presente no filme a partir da comunicação verbo-visual e de suas inter-relações com o contexto organizacional. Trata-se de um estudo teórico e analítico que se fundamentou em teorias e em autores da comunicação e publicidade (KOTLER; KELLER, 2006), da semiótica aplicada (SANTAELLA, 2002), em interface com os pressupostos da análise do discurso da escola francesa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2008a, 2008b). Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa exploratório-descritiva, bibliográfica e um estudo de caso desenvolvido em uma indústria moveleira. A análise ocorreu por meio da abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o ethos é amparado por uma cenografia que, através de práticas discursivo-comunicacionais, ganha sentido por meio da linguagem verbo-visual, mediante um todo inter-relacionado que repercute a imagem da empresa Italínea.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.