OS OPOSTOS FUNDAMENTAIS E A ANTONÍMIA: O DISCURSO COMO POSSIBILIDADE THE FUNDAMENTAL OPOSITES AND ANTONYMY: SPEECH AS A POSSIBILITY
Resumo
O presente artigo tem por objetivo mostrar como o conceito semântico da antonímia pode dar maior abrangência ao nível fundamental dos enunciados, teorizado pela semiótica, de modo que, no texto, isto pode ser verificado nas possibilidades de criação de novos discursos, as quais fazem parte do silêncio, do não-dito. Por semiótica, toma-se a idealizada por Algirdas Julien Greimas, chamada discursiva ou greimasiana. A antonímia, aqui fundamentada na obra Semântica, de F. R. Palmer, e Manual de Semântica, de Márcia Cançado, possui uma abrangência maior do que as oposições fundamentais da semiótica, apesar destas oposições serem uma clara ocorrência do fenômeno semântico. Assim, a aplicação do conceito de uma ciência na outra poderá expandir o entendimento que havia previamente. Esta expansão, assim, é verificável nas possibilidades de criação textual, ou, mais especificamente, o que se chamou de possibilidades criativas discursivas, encontradas no silêncio, as quais também podem indicar como surgem os discursos: como possibilidades criativas.
Palavras-chave: Semiótica discursiva, Antonímia, Silêncio, Discurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.