POESIA E IDEOGRAMA: UMA LEITURA DO POEMA EIS OS AMANTES, DE AUGUSTO DE CAMPOS; POETRY AND IDEOGRAM: A READING OF THE POEM EIS OS AMANTES, OF AUGUSTO DE CAMPOS
Resumo
Os estudos semióticos de extração russa fornecem-nos ferramentas de estudo e conceitos de cultura embasados no princípio segundo o qual a cultura deve ser entendida como uma combinatória de vários sistemas de signos. Como forma de aplicar preceitos da Semiótica da Cultura, nosso trabalho apresenta uma análise do poema “eis os amantes”, de Augusto de Campos, por meio de uma perspectiva que aproxima a poesia concreta a um sistema de língua oriental, o ideograma. Assim, o estudo do texto poético está orientado em relação a outros sistemas de signos, possibilitando a abrangência do leque da tradição referenciada na linguagem poética.
Palavras-chave: poesia; ideograma; Semiótica da Cultura; Augusto de CamposDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.