ANÁLISE SEMIÓTICA PEIRCEANA DA PERFORMANCE DA MENINA-ARTISTA EM CENA DO FILME “LA GRANDE BELLEZZA”, DE PAOLO SORRENTINO
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar sob a ótica da teoria semiótica do norte-americano Charles Sanders Peirce, uma cena específica do filme La Grande Bellezza do diretor italiano Paolo Sorrentino. A cena de uma menina-artista ao conceber uma pintura sobre tela é analisada especificamente em relação aos pressupostos da segunda tricotomia: índice, ícone e símbolo. O estudo originou-se a partir do questionamento de como seria uma leitura dos signos sob a ótica da segunda tricotomia da teoria Peirceana do filme em questão. Este estudo é relevante em função da oportunidade de exercitar e construir novos exemplos da aplicação dos conceitos desenvolvidos. A pesquisa é de natureza teórica com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos é descritiva, realizada através de levantamento bibliográfico e documental. No desenvolvimento do trabalho foi apresentada uma descrição da cena escolhida para análise, alguns dos principais conceitos de Pierce, com maior foco na segunda tricotomia: ícones, índices e símbolos, encerrando com a correlação entre as cenas e os conceitos apresentados. Como resultado, tem-se o exercício de apesar de conter apelo moral, a cena é vista sob os seus aspectos artísticos, que revelam na menina uma artista de talento, razão pela qual todo o entorno do clima de espetáculo se justifica.
Palavras-chave: arte, pintura abstrata, semiótica, ícone, índice, símbolo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.