LITERATURA NEGRA E A ACADEMIA: QUANDO O SUJEITO NEGRO GANHA VOZ E CORPO
Resumo
Este artigo analisa a importância da Literatura Negra para a construção de novas formas de representação do negro e como estas novas formas de representação, juntamente com a inserção dos negros na academia, podem contribuir para que o saber acadêmico deixe de ser eurocêntrico, elitista, e passe a ser mais inclusivo e caminhe para o saber plural. Para esta análise será utilizada a poesia de dois autores negros: Nina Silva e Wesley Correia. A partir da poesia destes autores serão apresentados novos elementos, novas linguagens, novos significantes e significados que podem nos fazer refletir sobre a importância da Literatura Negra em relação a inserção do negro e o estudo real da diversidade cultural, onde o negro estará na condição de sujeito.
Palavras-chaves: Literatura Negra, Academia, sujeitos, Nina Silva, Wesley Correia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.