ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM INFOGRÁFICOS IMPRESSOS NA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Fábio Nunes ASSUNÇÃO Doutorando em Linguística Aplicada - PosLA - UECE Professor Substituto - Letras - Inglês – UECE
  • Antônia Dilamar ARAÚJO Professora Titular de Linguística Aplicada Universidade Estadual do Ceará - UECE / Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre estratégias de leitura de textos multimodais, realizada ao longo de uma disciplina do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual do Ceará. Neste trabalho, são apresentadas as estratégias utilizadas por leitores – de diferentes níveis de proficiência na língua inglesa – durante a leitura de infográficos em inglês, e como tais estratégias foram adaptadas para a leitura de textos multimodais. A pesquisa foi o primeiro passo de uma investigação a respeito das propriedades pedagógicas dos infográficos impressos e sua possível utilização como material didático para o ensino de línguas estrangeiras. 

Palavras-chave: Infográficos. Estratégias de Leitura. Língua estrangeira.

This paper presents the results of a research on reading strategies of multimodal texts, held over at the State University of Ceará. In this work, they are presented the strategies used by readers – of different levels of proficiency in English language – while reading infographics in English, and as such strategies were adapted for the reading of multimodal texts. The research was the first step in an investigation of the pedagogical properties of infographics and their possible use as teaching material for teaching foreign languages.

Keywords: Infographics. Reading Strategies. Foreign language

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-24

Edição

Seção

ARTIGOS