ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM INFOGRÁFICOS IMPRESSOS NA LÍNGUA INGLESA
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre estratégias de leitura de textos multimodais, realizada ao longo de uma disciplina do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual do Ceará. Neste trabalho, são apresentadas as estratégias utilizadas por leitores – de diferentes níveis de proficiência na língua inglesa – durante a leitura de infográficos em inglês, e como tais estratégias foram adaptadas para a leitura de textos multimodais. A pesquisa foi o primeiro passo de uma investigação a respeito das propriedades pedagógicas dos infográficos impressos e sua possível utilização como material didático para o ensino de línguas estrangeiras.
Palavras-chave: Infográficos. Estratégias de Leitura. Língua estrangeira.
This paper presents the results of a research on reading strategies of multimodal texts, held over at the State University of Ceará. In this work, they are presented the strategies used by readers – of different levels of proficiency in English language – while reading infographics in English, and as such strategies were adapted for the reading of multimodal texts. The research was the first step in an investigation of the pedagogical properties of infographics and their possible use as teaching material for teaching foreign languages.
Keywords: Infographics. Reading Strategies. Foreign language
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.