DO VISUAL AO CULTURAL: APLICAÇÃO DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE TRAÇOS DE IDENTIDADE NOS RÓTULOS DE PRODUTOS LOCAIS FROM VISUAL TO CULTURE: SEMIOTICS APPLICATION FOR THE ANALISYS OF IDENTITY TRACES ON LOCAL PRODUCTS
Resumo
RESUMO: O rótulo de um produto é um dos principais elementos de identificação com o público consumidor, sendo um canal de comunicação da empresa com seus mercados. O rótulo desempenha um papel essencial na decisão de compra do consumidor, pois identifica a marca, o estilo e as características físicas, funcionais do produto, muitas vezes refletindo estilos, gostos, cultura e expectativas do público-alvo. Tendo estes elementos como premissa, este estudo investe em construir um percurso de problematização que objetiva fundamentar uma pesquisa sobre o impacto da cultura local na organização visual de rótulos de cervejas artesanais gaúchas.
Palavras-chave: Rótulos; Comunicação visual; Design Gráfico; Cultura e Identidade.
ABSTRACT: A product label is the main elements for the consumer identification, and an important communication channel at the markets. The label plays an essential role in consumer decisions, it identifies the style and the physical, functional means of the product, reflecting the target features. Taking these as a premise, this study invests on a path that aims to support a research on the impact of local culture in the labels visual organization of southern Brazil microbrewerys.
Keywords: Labels; Visual communication; Graphic Design; Culture and identity.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.