DO VISUAL AO CULTURAL: APLICAÇÃO DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE TRAÇOS DE IDENTIDADE NOS RÓTULOS DE PRODUTOS LOCAIS FROM VISUAL TO CULTURE: SEMIOTICS APPLICATION FOR THE ANALISYS OF IDENTITY TRACES ON LOCAL PRODUCTS

Autores

  • César STEFFEN Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITER Porto Alegre - RS
  • Adriana Lima Pedroski Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITER Porto Alegre - RS

Resumo

 

RESUMO: O rótulo de um produto é um dos principais elementos de identificação com o público consumidor, sendo um canal de comunicação da empresa com seus mercados. O rótulo desempenha um papel essencial na decisão de compra do consumidor, pois identifica a marca, o estilo e as características físicas, funcionais do produto, muitas vezes refletindo estilos, gostos, cultura e expectativas do público-alvo. Tendo estes elementos como premissa, este estudo investe em construir um percurso de problematização que objetiva fundamentar uma pesquisa sobre o impacto da cultura local na organização visual de rótulos de cervejas artesanais gaúchas.

Palavras-chave: Rótulos; Comunicação visual; Design Gráfico; Cultura e Identidade.

ABSTRACT: A product label is the main elements for the consumer identification, and an important communication channel at the markets. The label plays an essential role in consumer decisions, it identifies the style and the physical, functional means of the product, reflecting the target features. Taking these as a premise, this study invests on a path that aims to support a research on the impact of local culture in the labels visual organization of southern Brazil microbrewerys.

Keywords: Labels; Visual communication; Graphic Design; Culture and identity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

ARTIGOS