PRÁTICAS SEMIÓTICAS E FORMAS DE VIDA NO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO “INVERSÃO DE PAPÉIS” - SEMIOTIC PRACTICES AND FORMS OF LIFE IN THE ADVERTISEMENT “INVERSÃO DE PAPÉIS”
Resumo
RESUMO — O presente estudo tem por objeto de análise o texto publicitário “Inversão de Papéis”, primeiro vídeo da campanha de lançamento da linha Fiat Idea 2011. Ancorado no aparato teórico-metodológico da semiótica francesa, o estudo investiga como são construídas no texto-enunciado as práticas semióticas cotidianas que configuram a “inversão” de papéis temáticos entre o ator “homem” e o ator “mulher”. Paralelamente, o estudo explora como se dá a “regulação” dessas práticas semióticas tanto no nível do enunciado quanto no da enunciação. Explora, por fim, a forma de vida que se manifesta no “ajuste estratégico” seja das práticas semióticas encenadas seja das práticas semióticas recuperadas na situação semiótica que o texto integra.
Palavras-chave: práticas semióticas; formas de vida; homem do lar; publicidade; Fiat Idea 2011.
ABSTRACT — This study aims at analysing the advertisement “Inversão de Papéis”, the first video of the Fiat Idea 2011 launch campaign. Based on the theoretical-methodological apparatus of French semiotics, the study investigates how are built in the text-enunciated the daily semiotic practices which configure the thematic role reversal between the actor “man” and the actor “women”. At the same time, the study explores how it occurs the “regulation” of these semiotic practices in the enunciate level as well as in the enunciation. Lastly, it explores the form of life that is manifested in the “strategic adjustment” of the staged semiotic practices as well as of the semiotic practices inferred in the semiotic situation which the text integrates.
Key-words: semiotic practices; forms of life; househusband; advertisement; Fiat Idea 2011.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.