LETRA DE CANÇÃO/MÚSICA RAP EM PROPOSTA DE LIVRO DIDÁTICO: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTOS -SONG LYRICS/ RAP MUSIC IN MOTION FOR TEXTBOOK: SHARING AN EXPERIENCE ABOUT PRACTICES IN LITERACIES
Resumo
Resumo - Considerando que a linguagem envolve interação e que os gêneros caracterizam-se pela multiplicidade de práticas letradas, favorecendo condições para o desenvolvimento das capacidades básicas de leitura e de escrita na escola, compartilhamos, neste texto, uma experiência pedagógica com alunos do 9º ano, de uma escola estadual de Juara (MT), orientada por uma proposta de ensino do livro didático - LD (DELMANTO e CARVALHO, 2012); este, mobilizador das atividades de Língua Portuguesa no triênio 2014/15/16. O diferencial está no fato de que a proposta do LD – com a letra de rap – foi reformulada para, basicamente: privilegiar a realidade dos alunos, possibilitar a apreciação de estilos musicais periféricos e elucidar conceitos diversos nesses tipos de textos. Além da exploração dos contextos de produção dessas músicas, assim como das escolhas linguísticas dos autores, para atingir o público pretendido, buscamos evidenciar, também, as questões sociais - elo das vozes sociais marginalizadas pela sociedade, como parte das etapas do trabalho com o respectivo gênero. Para justificar teoricamente a experiência, algumas referências servem de sustentação dos discursos delineados no texto, assim como das vozes que permeiam a prática docente de Língua Portuguesa (LP), sobretudo, no contexto da Educação Básica: PCNLP (BRASIL, 1998); Bakhtin ([1952-53], 2003); Rojo e Cordeiro (2004); Barros-Mendes (2005); Rojo (2009, 2011, 2012); Lemes (2009). Com essas orientações teóricas, os resultados demonstram que a incorporação de outros textos contemporâneos, especialmente multimodais/multissemióticos (ROJO, 2012), enriquecem sobremaneira as propostas dos LD, como também, favorecem a compreensão ampliada do gênero. Todavia, no momento de produção, cujo formato pressuponha o trato com imagens e arranjo de diagramação, é importante que o gênero em questão seja tematizado, por meio de etapas que possibilitem aos alunos a compreensão desses mecanismos de elaboração, de modo a obterem resultados reveladores dos conhecimentos linguísticos nesses novos modelos textuais, com “novas estéticas” (ROJO, 2009). Nessa concepção, consolida-se a necessidade de avaliar os alunos, em função das múltiplas possibilidades oferecidas, assim como perceber as significativas construções para seus desempenhos linguísticos e discursivos na sociedade em que vivem. Em atenção a essas novas lógicas textuais, consolida-se a importância da constante formação dos professores com seus pares na própria escola, com especialistas de outras instituições, visto que as demandas educativas são plurais, por isso pressupõem novas formulações de estratégias com base na pluralidade cultural e na diversidade de linguagens, particulares desse momento histórico.
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Ensino, Letramentos.
Abstract - Considering that the language involves interaction, and that the genres are characterized by the multiplicity of literacy practices, favoring conditions for the development of basic reading skills and writing in school, we share in this text a teaching experience with students of 9th grade, of a state school in the town of Juara (MT). We were driven by an educational proposal of the textbook (DELMANTO and CARVALHO, 2012). This, mobiliser of Portuguese Language activities in the three years 2014/15/16. The difference lies in the fact that the proposed of the textbook - with rap lyrics – has been redesigned to: focus the reality of students, enabling the assessment of peripheral musical styles and clarify various concepts in these types of texts. In addition to the exploration of production contexts of these songs, as well as linguistic choices of the authors, to reach the intended audience, we seek to highlight also the social issues - link social voices marginalized by society, as part of the stages of work with their genre. To theoretically justify the experience, some references serve to support the speeches outlined in the text, as well as the voices that permeate the teaching practice of Portuguese Language (PL), especially in the context of Basic Education: PCNLP (BRASIL, 1998); Bakhtin ([1952-53], 2003); Rojo e Cordeiro (2004); Barros-Mendes (2005); Rojo (2009, 2011, 2012); Lemes (2009). With these theoretical orientations, the results show that the incorporation of other contemporary texts, especially Multimodal/multisemiotic (ROJO, 2012), greatly enrich the proposals of textbook, but also favor expanded understanding of the genre. However, at the time of production, the format of which assume the deal with images and layout arrangement, it is important that the gender issue is themed, through steps to enable students to understand these development mechanisms, in order to obtain revealing results language skills in these new textual models with "new esthetic" (ROJO, 2009). In this conception, it consolidates the need to evaluate students, depending on the multiple possibilities offered, as well as realize significant buildings to their linguistic and discursive performances in the society in which they live. In consideration to these new textual logics, consolidates the importance of constant training of teachers with their peers at school, with experts from other institutions, as the educational demands are plural, so require new formulations of strategies based on cultural plurality and diversity of languages, particular of this historical moment.
Keywords: Portuguese Language, Teaching, Literacies.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.