EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIRECIONADA AOS ALUNOS DA TURMA DO SEGUNDO ANO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFES CAMPUS SÃO MATEUS (ES) - ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE: A PEDAGOGICAL PRACTICE FOR THE STUDENTS OF THE SECOND TECHNICAL YEAR IN A MECHANIC INTEGRATED TO THE MIDDLE SCHOOL OF IFES CAMPUS SÃO MATEUS (ES)
Resumo
Resumo - A Educação Ambiental deve considerar uma perspectiva da qual evidencia as inter-relações entre os indivíduos, ponderando os elementos que constituem a vida e o meio ambiente, permitindo a reflexão sobre a intervenção do homem na natureza. Devemos fomentar uma educação capaz de mediar a construção de uma conduta cidadã e consciente para com as questões ambientais. O objetivo desta pesquisa é relatar e mediar a construção de uma cartilha contendo problemas ambientais e possíveis soluções no município de São Mateus (ES), com a turma do 2º ano do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus São Mateus. Como metodologia, as professoras de Biologia, Carolina, e Língua Portuguesa, Adriana, através de uma perspectiva transdisciplinar orientaram a turma, a qual foi dividida em grupos, a elencarem um problema ambiental no município de São Mateus (ES), e uma possível solução, sendo apresentado em uma cartilha, enquanto a Assistente de Aluno, Fernanda, acompanhou os trabalhos em todas as etapas como observadora para obter aporte na construção deste artigo. Os alunos, de modo geral, apresentaram problemas reais do cotidiano, interagindo com o meio em que vivem e propondo soluções especialmente através dos estudos obtidos durante o ano letivo.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Cartilha, Reflexão.
Abstract — Environmental Education should consider a perspective from which it shows the interrelationships between individuals, pondering the elements that constitute life and the environment, allowing the reflection on the intervention of man in nature. We must foster an education capable of mediating the construction of a citizen-minded and conscious attitude towards environmental issues. The objective of this research is to report and mediate the construction of a booklet containing environmental problems and possible solutions in the municipality of São Mateus-ES with the 2nd year of the Technical Course in Integrated Mechanics of Higher Education, Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo, São Mateus campus. As a methodology, the teachers of Biology, Carolina and Portuguese Language, Adriana, through a transdisciplinary perspective guided the group, which was divided into groups, to identify an environmental problem in the municipality of São Mateus (ES), and a possible solution. Presented in a booklet, while the Student Assistant Fernanda, followed the work in all the stages as an observer to obtain input in the construction of this article. Students in general presented real problems of daily life, interacting with the environment they live in and proposing solutions especially through the studies obtained during the school year.
Key words: Environmental Education, Playbook, Reflection.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.