ESCOLA DO SÉCULO XXI: UM OLHAR SEMIÓTICO SOBRE AS IMAGENS PROJETADAS POR ALUNOS E PESQUISADORES - THE SCHOOL FROM XXI CENTURY: A SEMIOTIC LOOK ON THE PROJECTED IMAGES BY STUDENTS AND RESEARCHERS
Resumo
Resumo: Neste trabalho, mobilizando a semiótica discursiva greimasiana, buscou-se investigar quais são as imagens, as percepções que atores distintos projetam sobre a escola do século XXI. De um lado, alunos do ensino médio de classe média, cursando escola da rede particular de ensino, e, de outro, pesquisadores da educação que participam ativamente de pesquisas e redes de debates sobre o papel da escola. O que pensam sobre a educação atual? Que imagens projetam em seus discursos, vivenciando a escola sob diferentes perspectivas? Essas imagens convergem ou divergem? Norteados por essas questões, selecionamos como corpus de análise 25 textos de alunos, da terceira série da educação básica da rede particular de ensino, em comparação com um texto de apresentação de um grupo de pesquisa da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Verificou-se, pela análise empreendida dos percursos temáticos e figurativos, que esses sujeitos projetam em seus discursos as mesmas imagens, marcando suas formações ideológicas em disjunção com o universo de práticas e valores desta escola atual, ultrapassada e tecnicista; por isso mesmo, buscam, ao menos no plano do discurso, a conjunção com a imagem de escola do século XXI: aquela em constante transformação não para uma educação mais tecnológica, mas por uma educação mais humanizada.
Palavras-chave: Semiótica; semântica discursiva; temas e figuras.
Abstract: In this work, mobilizing the greimasian discursive semiotics, we sought to investigate what are the images, the perceptions that distinct actors project about the school from XXI century. On the one hand, high school students, middle-class, attending private school education, and on the other, researches from education that have active participation on researches and debate networks about the role of school. What do they think about current education? What are the projected images on their speeches, living the school from different perspectives? These images are convergent or divergent? Guided by these issues, we selected 25 compositions from 3th grade students of private school basic education as analysis corpus compared with a presentation text of a research group of the International Network of Creative Schools – INCS. It was found, by the undertaken analysis of thematic and figurative routes, that these subjects project the same images in their speeches, tracing their ideological formations in disjunction with the universe of practice and values of this current outdated and technicist school; therefore, they seek, at least in the discourse of plan, the conjunction with the image of the school from XXI century: that one in constant transformation, not for a more technological education, but for a more humanized education.
Keywords: Semiotics; discursive semantics; themes and figures.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.