RELIGIOSIDADE NA POESIA CARIRIENSE: UMA LEITURA SEMIÓTICA DE DOIS SONETOS DE GERALDO ALENCAR RELIGIOSIDAD EN LA POESÍA DEL CARIRI: UNA LECTURA SEMIÓTICA DE DOS SONETOS DE GERALDO ALENCAR
Resumo
RESUMO: Tomando como base teórica a Semiótica das culturas, mais precisamente, a teoria das zonas antrópicas de François Rastier, realizamos, neste trabalho, a leitura de dois poemas de Geraldo Gonçalves de Alencar, companheiro de pelejas poéticas de Patativa do Assaré. Buscamos compreender a posição/movimentação de elementos dos textos no quadro antrópico e sua relação com a cultura em que foram produzidos. A análise pôs em evidência a ideologia fortemente religiosa do povo nordestino, que se manifesta em uma ligação íntima e direta com o sagrado e denuncia, por outra via, o anseio por uma realidade mais justa.
Palavras-chave: Religiosidade. Geraldo Alencar. Semiótica das culturas.
RESUMEN: Eligiendo como base teórica la Semiótica de las culturas, más precisamente, la teoría de las zonas antrópicas de François Rastier, realizamos, en este trabajo, la lectura de dos poemas de Geraldo Gonçalves de Alencar, compañero de peleas poéticas de Patativa do Assaré. Buscamos comprender la posición/el movimiento de elementos de los textos en el cuadro antrópico y su relación con la cultura en que fueron producidos. El análisis puso en evidencia la ideología fuertemente religiosa del pueblo del noreste brasileño, que se revela por medio de una ligación íntima y directa con el sagrado y denuncia, por otra vía, el anhelo por una realidad más justa.
Palabras-clave: Religiosidad. Geraldo Alencar. Semiótica de las culturas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.