A VOZ FEMININA NA CANTORIA DE REPENTE: ASPECTOS SEMIÓTICOS FEMININE VOIX DANS LA CANTORIA DE REPENTE: ASPECTS SÉMIOTIQUES
Resumo
RESUMO — Esse trabalho objetiva analisar os processos ideológicos subjacentes aos discursos da cantoria de repente, produzida por mulheres repentistas, a partir do olhar que elas projetam sobre a sociedade e sobre sua condição. O corpus de pesquisa constou da cantoria O Brasil do Futuro de autoria das cantadoras pernambucanas Minervina Ferreira e Mocinha de Passira, extraídas do álbum Mulheres no Repente, publicado em 1999. O aparato teórico utilizado foi a Semiótica desenvolvida por A. J. Greimas, que se debruça no estudo da significação, compreendida como um percurso constituído de três níveis de estudo: o narrativo, o discursivo e o fundamental. Como o universo da cantoria de viola foi sempre constituído de homens, considerados até então como portadores do saber, a presença feminina no desafio repentista representa uma resistência a este paradigma. Neste cenário, observa-se que a mulher é vítima de exclusão em diversas esferas sociais, principalmente nos setores de profissionalização e, por esta razão, a cantoria produzida e executada por ela reflete a busca por espaços igualitários, além de representar um veículo de produção e expressão discursiva, capaz de cantar o resgate de sua identidade e reconhecimento do seu papel social.
Palavras-chave: Semiótica greimasiana, Ideologia, Cultura popular, Cantoria de repente.
RÉSUMÉ — Ce travail obective analyser l’appareil logique de l’idéologie sousjacente à les discours de les cantorias produites par femmes repentistes, à partir de le regard que’elles jettent sous la société et leur condition. Le corpus de recherche est constitué d’une chanson intitulée O Brasil do Futuro (Le Brésil du future) de signature de Minervina Ferreira e Mocinha de Passira, extraite de l’album Mulheres no Repente, enregistrée en 1999. La théorie utilisée a été la Sémiotique développée par A. J. Greimas, parce que leurs postulés aborde la signification dans le discours, considerée comme un parcours constitué de trois niveaux d’étude: narratif, discursif et fundamental. Comme l’univers de la cantoria de viola a toujours été composée d'hommes, jusque-là considérés comme porteurs de la connaissance, la présence féminine dans le défi repentista représente une rupture de ce paradigme. Dans ce scénario, on constate que les femmes sont victimes d'exclusion dans les différentes sphères sociales, en particulier dans les secteurs professionnels et, par conséquent, la cantoria produit et interprété par elles reflète la recherche d'espaces égalitaires, en plus de représenter un véhicule de production et l'expression discursive, capable de chanter la rédemption de leur identité et la reconnaissance de son rôle social.
Mots-Clé: Sémiotique greimasienne, Idéologie, Culture, populaire, Cantoria de repente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.