FABRINCANDO SENTIDOS: A MENINA AVOADA, DE MANOEL DE BARROS, À LUZ DA SEMIÓTICA DISCURSIVA CONSTRUYENDO SENTIDOS: A MENINA AVOADA, DE MANOEL DE BARROS, A LUZ DE LA SEMIOTICA DISCURSIVA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2017v22n1.36290Resumo
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar a infância em Manoel de Barros a partir da perspectiva teórica da Semiótica Discursiva. De modo restrito, objetivamos mobilizar os conceitos semióticos de figuratividade e isotopia no poema “A menina avoada”, publicado, em 1999, no livro Exercícios de ser criança. Orientamo-nos pela metodologia de base da teoria semiótica, o percurso gerativo de sentido. Embora haja uma vasta quantidade de trabalhos sobre Manoel de Barros, não há nenhum que discuta a temática da infância à luz da teoria semiótica e que, especificamente, o faça articulando os conceitos supramencionados. Os resultados da análise atestam a eficácia da proposta semiótica na elucidação de como o tema da infância é construído no corpus eleito de forma a assumir certas significações e não outras.
PALAVRAS-CHAVE: Manoel de Barros. Infância. Enunciação. Figuratividade. Isotopia.
RESUMEN: Este trabajo tiene como objetivo analizar la infancia en Manoel de Barros desde la perspectiva teórica de la semiótica discursiva. De modo restrictivo, objetivamos movilizar los conceptos semióticos de la figuratividad y la isotopía en el poema "A menina avoada", publicado, en 1999, en el libro Exercício de ser criança. Nos guiamos por la metodología básica de la teoría semiótica, el recorrido generativo de sentido. Aunque hay una gran cantidad de trabajos a respecto de Manoel de Barros, no hay ninguno para discutir el tema de la infancia a luz de la teoría semiótica y, específicamente, que articule los conceptos ya mencionados. Los resultados del análisis muestran la eficacia de la propuesta semiótica en la elucidación de cómo el tema de la infancia se construye en el corpus elegido para asumir ciertos significados y no otros.
PALABRAS CLAVE: Manoel de Barros. Infancia. Enunciación. Figuratividad. Isotopía.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.