PENSAR OS AUTORRETRATOS DE VIVIAN MAIER THINK ON VIVIAN MAIER’S SELF-PORTRAIT
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2017v22n1.36637Resumo
Resumo: Este artigo analisa alguns autorretratos de Vivian Maier enquanto construção de cena, espécie de ficção, recorrendo a Barthes, e ao conceito de mise en abyme, conforme o escritor francês André Gide. Em seus autorretratos produzidos com o espelho, a presença da fotógrafa é quase sempre posta em cena desdobrada, rebatida em perspectivas múltiplas, conduzindo-nos a questionar a própria condição do autorretrato, da imagem de si para si mesmo e para o olho do outro. Estas imagens nos mostram a mise en abyme, possibilitada pelo jogo de espelho ou de espelhamento que Vivian Maier explora.
Palavras-chave: Vivian Maier; Autorretrato; Imagem.
Abstract: This article analyzes some self-portraits of Vivian Maier while construction of scene, species of fiction, appealing to Barthes, and to the concept of mise en abyme, according to the French writer André Gide. In her self-portraits produced with the mirror, the photographer's presence is almost always posed in an unfolded scene, rebuffed in multiple perspectives, leading us to question the very condition of self-portrait, self-image for oneself and the other's eye. These images show us the mise en abyme, made possible by the mirror or mirror game that Vivian Maier explores.
Key words: Vivian Maier; Self-portrait; Image
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.