UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO DESIGN GRÁFICO RETRÔ: OS ANÚNCIOS DO EVENTO “MAXIMÍDIA 2010” A SEMIOTIC ANALYSIS OF THE RETRO GRAPHIC DESIGN: THE ADS OF THE EVENT “MAXIMÍDIA 2010”

Autores

  • Rafael Peduzzi GOMES UniRitter Laureate International Universities
  • César STEFFEN UniRitter Laureate International Universities
  • Vinicius Gadis RIBEIRO UniRitter Laureate International Universities
  • Ygor CORRÊA UniRitter Laureate International Universities

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n1.43412

Resumo

Resumo: O termo retrô surgiu no século XX, sendo hoje possivelmente banalizado como estilo gráfico, então, este estudo visa a compreender o conceito de retrô enquanto fenômeno no campo do design gráfico. Para tanto, são abordados aspectos formais e simbólicos do design gráfico, assim como investiga-se o retrô etimológica e historicamente. Adota-se a semiótica peirceana como base metodológica para analisar o conjunto de anúncios da campanha publicitária do evento MaxiMídia 2010. A partir da análise, inferiu-se que o retrô não trata apenas dos aspectos sígnicos de ícone e índice, associados a referências do passado, sendo interpretado apenas como símbolo. Nesse sentido, a campanha analisada, ao fazer uma reciclagem de estilos a partir da ironia e da nostalgia reflexiva, contempla algumas definições de retrô propostas pela literatura. Palavras-chave: semiótica, design gráfico, estilo, retrô, campanha publicitária.

 

Abstract: The term retro appeared in the twentieth century, and today is possibly banalized as a graphic style. In this study, it is intended to understand retro as a phenomenon, analyzing how it is presented in graphic design. For that, formal and symbolic aspects of graphic design are approached, and retro is etymologically and historically investigated. Peircean semiotics is used as a methodological basis for analyze the set of ads for the advertising campaign of the event MaxiMídia 2010. According to the analysis, the retro deals not only with the signic aspects of icon and index, with references to the past, but is only interpreted as a symbol. It was considered that the campaign, by doing a recycling of styles from the irony and reflective nostalgia, covers some definitions of retro proposed by the literature. Keywords: semiotics, graphic design, style, retro, advertising campaign.

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS