TRADUÇÃO PARA LIBRAS SINALIZADA DO CONTO POPULAR JOSÉ ADIVINHADOR TRANSLATION FOR SIGNED LIBRAS OF THE FOLK TALE JOSÉ ADIVINHADOR
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n3.43853Resumo
Traduzimos para Libras sinalizada o conto popular José Adivinhador (PIMENTEL, 2001: vol.3 p.150-192). Não optamos pela escrita de sinais “signwriting”, pelo fato de que a maioria dos surdos adultos não a usarem. O signiwriting é um sistema de escrita criado por Valerie Sutton em 1974 (Quadros 1999) para escrever as línguas de sinais. Essa escrita é de grande importância na alfabetização de crianças surdas num sistema de educação bilíngue, porém muitos dos surdos adultos não se identificam com a escrita de sinais, uma vez que essa escrita não fez parte do seu processo acadêmico. Ela vem sendo disseminada a duas décadas na comunidade surda, por esse motivo nossa escolha se justifica, uma vez que, mesmo com níveis de fluência diferenciado de surdo para surdo, eles optam em ler textos em português ou em Libras sinalizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.