ANÁLISE SEMIÓTICA PEIRCEANA DOS SÍMBOLOS DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2019v24n1.49065Resumo
Propomos neste artigo tecer uma relação entre a Polícia Militar e o campo da Semiótica, especificamente, a Semiótica Peirceana. As análises realizadas são tentativas de compreender as imagens, os textos não verbais e as cores da Polícia Militar de Santa Catarina – PMSC. Busca-se mostrar o que a instituição representa em toda sua complexidade comunicativa de símbolos. Por meio de uma investigação bibliográfica, esse estudo visa evidenciar que a PMSC trabalha com imagens históricas e culturais (signos próprios). Desta forma, esta investigação permite mostrar que os símbolos da PMSC estão seguramente ligados ao seu processo histórico e as semióticas de cada um deles reproduzem de alguma forma um fato histórico. Somados a outros recursos da semiótica, elementos distintos presentes no slogan, fardamento e mesmo no gentílico catarinense apresentam instrumentos que permitem conectar aos conceitos de objeto, signo e representante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.