A EMERGÊNCIA DAS EXPRESSÕES DE NEGAÇÃO EM CONTEXTOS INTERATIVOS MÃE-BEBÊ
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2019v24n2.49835Palavras-chave:
Negação, Multimodalidade, Interação mãe-bebêResumo
Resumo: Nesse trabalho, propomo-nos a investigar a emergência das expressões de negação na aquisição da linguagem em contextos interativos mãe-bebê. Para tanto, apoiamo-nos em Kendon (1982), que relaciona gestos e fala a partir da classificação de multimodalidade e em McNeill (1985), o qual define os gestos como uma única matriz de significação. A fim de abordarmos a interação mãe-bebê calcados em um olhar interacionista sob o ponto de vista da multimodalidade - olhar, gestos e fala, em contextos de interação, partimos dos estudos sobre a negação de Dodane e Massini-Cagliari (2010), Spitz (1998), Beaupoil-Hourdel (2013), Vasconcelos (2017), Barros e Fonte (2016)). Quanto aos aspectos metodológicos, este trabalho é de cunho longitudinal, em que foram analisados dados de uma díade mãe-bebê (1 a 24 meses) por meio de gravações em vídeo. Observando as cenas de interação da díade, verificamos por parte do bebê, vários contextos de negação, marcados ao longo do tempo de vida, classificando-os como: insatisfação, rejeição, recusa, evasão e proibição. Finalizamos, corroborando a importância das negações como forma expressiva da criança na interação, pois são os primeiros elementos que a criança usa para mostrar sua opinião e posição na interação.
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