O CONCEITO DE “UNIDADE”. A PLURALIDADE DO SINGULAR NAS IMAGENS DE CHIARA LUBICH

A PLURALIDADE DO SINGULAR NAS IMAGENS DE CHIARA LUBICH

Autores

  • Helena Rebelo Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n3.55562

Resumo

Chiara Lubich (1920-2008) é uma das figuras femininas mais marcantes do século XX italiano, mas a sua influência não ficou pelas fronteiras italianas, já que o seu carisma (a unidade) se abriu ao mundo. Ao Movimento dos Focolares que fundou, aderiram pessoas de praticamente todos os países hoje existentes, conferindo-lhe um cunho internacional, multicultural e multilingue. Com particular relevância para a Linguística, em especial a Linguística Comparada e a Linguística Românica, a sua intervenção realizou-se essencialmente através da palavra, comunicada oralmente e por escrito em italiano, com traduções em muitíssimas línguas. Procura-se, através de alguns dos seus textos escritos, compreender as imagens linguísticas (construídas com os recursos estilísticos comparações e metáforas) que foi apresentando para explicar a sua mensagem (o carisma) de modo simples a qualquer pessoa. Realça-se, aqui, sobretudo, as imagens que usou para explicitar o conceito de “unidade” e chega-se à conclusão que o singular “unidade” é apresentado como um plural. Designou-se este recurso pedagógico-linguístico de Chiara Lubich por “composição unitária”, revelando-se como uma pluralidade do singular.

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Publicado

2020-12-18