O DADO DAS EMPRESAS: POSSÍVEIS EFEITOS DE SENTIDO DE UMA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DA ARTE DE AMAR DE CHIARA LUBICH
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n3.55731Resumo
A expansão do pensamento de Lubich, fundadora do movimento dos Focolares, impulsionou seus seguidores a compreenderem como traduzir as suas ideias de modo que fossem sempre mais conhecidas, adaptadas às diversas culturas e grupos. Nessa perspectiva, o Dado do amor, voltado ao público infantil, pode ser compreendido como um exemplo de tradução intersemiótica do livro a Arte de Amar. A partir da ideia do dado do Amor muitos outros foram criados para serem utilizados em diversos contextos. Neste estudo analisaremos as faces do dado das Empresas e suas explicações propostas por Mundell (2014) em comparação com os textos (escritos e orais) de Lubich (2017) sobre a Arte de Amar e as faces do Dado do amor. Por meio dessa análise, buscaremos entender quais os deslocamentos promovidos por essa tradução bem como as repetições de sentido que são reafirmados por meio da mudança de meio de circulação desse discurso. O aporte teórico deste estudo se fundamenta nos estudos epistemológicos da tradução como Plaza (2010) e Lefevere (2007) e da Análise do Discurso francesa e seus desdobramentos no Brasil como Pechêux (1995) e Orlandi (2009).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.