GESTUALIDADE E HOLÓFRASES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n1.57730Palavras-chave:
Gesto dêitico. Sincronia. Holófrases.Resumo
Este artigo fundamenta-se nos estudos de Cavalcante (1994), Ávila-Nóbrega (2010), Barros (2012) envolvendo a multimodalidade em aquisição da linguagem sob um olhar interacionista. Nesse viés, a aquisição da linguagem se dá a partir de uma interação social, na qual o interlocutor principal é a mãe, esta relação é denominada por díade, ou seja, a criança irá desenvolver a linguagem a partir da interação comunicativa com um adulto. A perspectiva multimodal na aquisição da linguagem pressupõe que os gestos e a produção vocal são indissociáveis (McNEILL 1985) constituindo um único sistema linguístico. Adotamos a tipologia gestual proposta por McNeill e Levy (1982) e damos especial ênfase ao gesto dêitico, o apontar. Outro elemento importante neste estudo é a prosódia, para classificá-la partimos da proposta de Barros (2012) que busca dar conta das produções linguísticas infantis e desenvolve uma proposta de contínuo vocal que engloba balbucio, jargão, holófrases e blocos de enunciado. Nosso objetivo é compreender como se estrutura a sincronia gestuo-vocal nas interações adulto-criança como espaço de funcionamento multimodal. Para que esse estudo fosse possível, analisamos os dados utilizando o programa ELAN que possibilita a criação de anotações, edição, visualização e busca de anotações através de dados de vídeo e áudio simultaneamente, assim, foi possível analisar os aspectos multimodais nesse processo aquisicional. Os dados comprovam a sincronia das holófrases com a gestualidade, principalmente com os gestos dêiticos.
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Referências
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