HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE ALUNOS LGBTQ +

ANÁLISES SOB O VIÉS DA SEMIÓTICA DISCURSIVA

Autores

  • Nilsandra Martins de Castro Faculdade Católica Dom Orione

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.59505

Resumo

O propósito do presente estudo foi o de refletir sobre as narrativas de acadêmicos LGBTQ+  da UFT com relação a suas histórias de in/exclusão ao longo de seu processo de escolarização. Partimos do pressuposto de que entender suas histórias de vida e de formação nos ajudará a dar mais visibilidade e compreensão acerca do trato/respeito/aceitação a propósito das hostilidades sofridas em suas trajetórias de vida. Para tanto os dados foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas no primeiro semestre de 2015. A pesquisa ora delineada é de abordagem qualitativa, de natureza interdisciplinar e de método investigativo de história oral, sendo a semiótica uma de suas vertentes, a sociossemiótica, empregadas como subsidio teórico para a análise dos relatos. Nessa perspectiva, interessou-nos os sentidos que os sujeitos atribuem a sua experiência, levando-se em conta como o fazem ao narrar o vivido. Com esse trabalho, pudemos perceber que o apelo a educação deve ser uma máxima prioritária, é dela que advém a esperança de dias mais progressistas em dimensões mais libertadora da consciência humana.

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Publicado

2021-08-03