SEMIÓTICA DISCURSIVA NA SALA DE AULA
A IMAGEM DO BRASIL EM TEMPO DE PANDEMIA EM UMA CAPA DA REVISTA ISTOÉ
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.59524Resumo
Apresentamos parte das reflexões que temos realizado em torno da semiótica, da leitura de textos sincréticos e do ensino. As ponderações teóricas e analíticas surgem dentro do contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular, documento articulado com mudanças nas políticas educacionais brasileiras. Neste artigo, realizamos a análise da capa da revista ISTOÉ, Edição 2628 de 22 de maio de 2020, que trata da situação do Brasil na pandemia da Covid-19. A mídia constitui-se em objeto cultural e enquanto tal traz para a visibilidade do público a disseminação de valores relacionados com o mundo e as realidades de seus leitores. Atualmente, entre as pautas midiáticas está a pandemia, ela se entranha cada vez mais nas nossas práticas cotidianas e nos faz pensar sobre os discursos ligados a ela que circulam socialmente. Nosso objetivo é, pelo viés da semiótica discursiva, destacar escolhas realizadas no nível discursivo do plano do conteúdo e algumas relações operadas com o plano da expressão que auxiliam na construção dos sentidos do texto em análise. Permeando o trabalho destacaremos a importância da semiótica discursiva como aporte teórico-metodológico para a leitura de textos, como as capas de revistas, podendo servir também para encaminhamentos na educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.