DO TEXTO LITERÁRIO À PLATAFORMA DIGITAL “YOUTUBE”

UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO E DIGITAL POR MEIO DE RECURSOS MULTISSEMIÓTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Amanda Sotero
  • José Jacinto dos Santos Filho UPE/Campus Mata Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.59946

Resumo

O presente artigo “Do texto literário à plataforma digital Youtube: uma experiência de letramento literário e digital por meio de recursos multissemióticos no ensino fundamental”, consiste em uma intervenção pedagógica em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual de Pernambuco. Além da realização de leitura de textos literários, houve a produção de vídeos que foram postados no Youtube, como produto final da intervenção e inserção social. Nesse sentido, direcionamos essa pesquisa através do seguinte objetivo geral: analisar como uma experiência de letramento literário e letramento digital por meio de recursos multissemióticos em vídeos postados no youtube pode contribuir para a formação de um aluno leitor crítico e autônomo. Assim, buscamos, com essa intervenção proporcionar aos participantes a realização de atividades que contribuam para a ampliação de sua formação de leitores do texto literário. Embasaram essa pesquisa, Dudeney, Hockly e Pegrun (2016), com as questões voltadas para o letramento digital, além das ideias de Barton e Lee (2015), sobre Youtube, e Santaella (2003), Peirce (2010) sobre a semiótica. Enfatizamos que os resultados desta pesquisa foram satisfatórios para a formação do sujeito leitor de textos literários e que as mídias digitais, as redes sociais configuram-se como recursos e espaço possíveis, para além do caderno e da sala de aula, em que os jovens podem exercer o protagonismo.

Palavras-chave: Leitura do texto literário. Letramento Digital. Youtube. Semiótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-03