DO TEXTO LITERÁRIO À PLATAFORMA DIGITAL “YOUTUBE”
UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO E DIGITAL POR MEIO DE RECURSOS MULTISSEMIÓTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.59946Resumo
O presente artigo “Do texto literário à plataforma digital Youtube: uma experiência de letramento literário e digital por meio de recursos multissemióticos no ensino fundamental”, consiste em uma intervenção pedagógica em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual de Pernambuco. Além da realização de leitura de textos literários, houve a produção de vídeos que foram postados no Youtube, como produto final da intervenção e inserção social. Nesse sentido, direcionamos essa pesquisa através do seguinte objetivo geral: analisar como uma experiência de letramento literário e letramento digital por meio de recursos multissemióticos em vídeos postados no youtube pode contribuir para a formação de um aluno leitor crítico e autônomo. Assim, buscamos, com essa intervenção proporcionar aos participantes a realização de atividades que contribuam para a ampliação de sua formação de leitores do texto literário. Embasaram essa pesquisa, Dudeney, Hockly e Pegrun (2016), com as questões voltadas para o letramento digital, além das ideias de Barton e Lee (2015), sobre Youtube, e Santaella (2003), Peirce (2010) sobre a semiótica. Enfatizamos que os resultados desta pesquisa foram satisfatórios para a formação do sujeito leitor de textos literários e que as mídias digitais, as redes sociais configuram-se como recursos e espaço possíveis, para além do caderno e da sala de aula, em que os jovens podem exercer o protagonismo.
Palavras-chave: Leitura do texto literário. Letramento Digital. Youtube. Semiótica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.