O TRABALHO COM A ADAPTAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.59987Resumo
A modernização da sociedade, das tecnologias e, a partir daí, a ampliação do acesso às novas mídias têm colocado ao ensino na educação básica demandas cada vez maiores para o desenvolvimento das habilidades de leitura, análise e escrita. O diálogo entre o verbal e o visual – e, de maneira mais ampla, entre as diversas linguagens – passa a ocupar nesse domínio um lugar de destaque, como comprovam as orientações da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. A exigência agora é extrapolar o conteúdo dos textos, lançando luz também ao seu plano de expressão, com textos correspondentes à diversidade das práticas comunicativas contemporâneas. Isso coloca ao professor o desafio não só da seleção diversificada dos textos, mas, principalmente, da forma com a qual eles serão trabalhados em sala de aula, uma vez que os discursos neles enunciados são manifestados por variadas situações de enunciação, cada qual com suas especificidades discursivo-textuais. Assim, tomando o trabalho com as adaptações literárias na escola como uma estratégia didática eficaz para realização efetiva de práticas de multiletramentos, interessa-nos mostrar as contribuições que a Semiótica Discursiva pode oferecer ao enfrentamento desses desafios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.