MATERNIDADE E VIDA ACADÊMICA
TEMAS E FIGURAS NO DISCURSO SOBRE FORMAÇÃO DE ACADÊMICAS DA ÁREA DE LETRAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.60030Resumo
Este trabalho analisa o discurso sobre formação acadêmica e maternidade de estudantes da área de Letras de uma universidade pública federal do Norte brasileiro. Para tanto, mobiliza categorias de análise da teoria semiótica tensiva, mais precisamente a semântica no nível discursivo, para analisar temas e figuras que emergem nas narrativas das mulheres sobre o sentido da formação profissional. Além disso, ancorando-se nos debates interseccionais sobre mulher, classe e raça, discute os diversos fatores que impactam na participação feminina no chamado espaço público. As mulheres, na diversidade de seu arranjo familiar, estão incluídas nos espaços formativos, embora ainda experienciem situações de exclusão. Em seus discursos, os temas da dificuldade e da resistência são recorrentes, apontando para percursos de escolarização mais desafiadores para estudantes que vivenciam a maternidade, o trabalho e a formação profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.