O GÊNERO PROPAGANDA SOB A ÓTICA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Michaella Araujo Farias UFPB
  • Ingrid Cunha de Carvalho Morais UFPB
  • Oriana de Nadai Fulaneti UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.60044

Resumo

O presente trabalho é fruto de reflexões levantadas durante o mestrado das autoras sob a orientação da professora, também envolvida no processo de escrita . A proposição  partiu da presença das propagandas, tanto no meio físico, quanto no meio digital. O trabalho com os textos de forma contextual, por meio dos gêneros, que emergem do social é uma recomendação recorrente nos documentos oficiais. As propagandas em sua construção fazem uso de diversas semioses, consideramos-na aqui enquanto exemplo de texto sincrético, que pode ser definido segundo Teixeira(2009) como a associação de múltiplas linguagens orquestradas de maneira a alcançar uma unicidade de sentido.  O embasamento teórico desta pesquisa parte da semiótica discursiva, Greimas(1975), nos estudos e desdobramentos desenvolvidos por Floch(1986), Fiorin(2000) e Teixeira (2008 e 2009). Teixeira(2009) elabora uma proposta metodológica de análise dos textos sincréticos, na qual discorre sobre as categorias de análise do plano da expressão, que são cores (cromática), formas (eidética) e organização do espaço (topológica) e suas contribuições na produção do sentido e a relação dessas com o plano de conteúdo. Balizadas por essa propositura, analisamos uma propaganda e propomos uma sequência didática de leitura e produção do gênero para os anos finais da educação básica.

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Biografia do Autor

Ingrid Cunha de Carvalho Morais , UFPB

Mestranda em Linguística .

Oriana de Nadai Fulaneti , UFPB

Professora Adjunta de Língua Portuguesa e Linguística em Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

2021-08-03