O GÊNERO PROPAGANDA SOB A ÓTICA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.60044Resumo
O presente trabalho é fruto de reflexões levantadas durante o mestrado das autoras sob a orientação da professora, também envolvida no processo de escrita . A proposição partiu da presença das propagandas, tanto no meio físico, quanto no meio digital. O trabalho com os textos de forma contextual, por meio dos gêneros, que emergem do social é uma recomendação recorrente nos documentos oficiais. As propagandas em sua construção fazem uso de diversas semioses, consideramos-na aqui enquanto exemplo de texto sincrético, que pode ser definido segundo Teixeira(2009) como a associação de múltiplas linguagens orquestradas de maneira a alcançar uma unicidade de sentido. O embasamento teórico desta pesquisa parte da semiótica discursiva, Greimas(1975), nos estudos e desdobramentos desenvolvidos por Floch(1986), Fiorin(2000) e Teixeira (2008 e 2009). Teixeira(2009) elabora uma proposta metodológica de análise dos textos sincréticos, na qual discorre sobre as categorias de análise do plano da expressão, que são cores (cromática), formas (eidética) e organização do espaço (topológica) e suas contribuições na produção do sentido e a relação dessas com o plano de conteúdo. Balizadas por essa propositura, analisamos uma propaganda e propomos uma sequência didática de leitura e produção do gênero para os anos finais da educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.