O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ELABORADOR DE SEU PRÓPRIO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ALUNO SURDO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n4.61268Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o perfil necessário para o professor de Língua Portuguesa (LP) como elaborador do seu próprio material didático para o aluno surdo. Enfatizamos as características e a relevância dele ser produtor do seu material didático, assim como ter as competências e as habilidades necessárias para o Ensino do Português como segunda língua para o aluno surdo. Desse modo, nossa abordagem foi de cunho qualitativo, tendo como tipo de pesquisa a bibliográfica e exploratória. Elaborada a partir de trabalhos acadêmicos nos anos de 2014-2020. Utilizamos os seguintes autores para nortear essa pesquisa: Máximo (2020), Liberali (2008), Geraldi (1996), Koch (2006), Bezerra (2002), Botelho (2005). Como resultados obtidos, constatamos a necessidade do professor ser autônomo, inovador e responsável, mantendo uma postura reflexiva e crítica na sua prática em sala de aula. Assim, o professor ter domínio da Língua de Sinais e da cultura surda contribuirá para que possa ser um exímio produtor de material didático.
Palavras-chaves: Professor de LP. Elaboração de material didático. Aluno surdo. Competências/ habilidades.
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