O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ELABORADOR DE SEU PRÓPRIO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ALUNO SURDO

Autores

  • Danúbia Cabral IFPB
  • Aline Frutuoso IFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n4.61268

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o perfil necessário para o professor de Língua Portuguesa (LP) como elaborador do seu próprio material didático para o aluno surdo. Enfatizamos as características e a relevância dele ser produtor do seu material didático, assim como ter as competências e as habilidades necessárias para o Ensino do Português como segunda língua para o aluno surdo. Desse modo, nossa abordagem foi de cunho qualitativo, tendo como tipo de pesquisa a bibliográfica e exploratória. Elaborada a partir de trabalhos acadêmicos nos anos de 2014-2020. Utilizamos os seguintes autores para nortear essa pesquisa: Máximo (2020), Liberali (2008), Geraldi (1996), Koch (2006), Bezerra (2002), Botelho (2005). Como resultados obtidos, constatamos a necessidade do professor ser autônomo, inovador e responsável, mantendo uma postura reflexiva e crítica na sua prática em sala de aula. Assim, o professor ter domínio da Língua de Sinais e da cultura surda contribuirá para que possa ser um exímio produtor de material didático.

 

Palavras-chaves: Professor de LP. Elaboração de material didático. Aluno surdo. Competências/ habilidades.

 

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Biografia do Autor

Aline Frutuoso, IFPB

Mestranda no PPGL/Estudos Semióticos-UFPB. Possui Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Estadual da Paraíba (2012), como também é Licenciada em Letras Libras pela Universidade Federal da Paraíba (2014). É, ainda, Especialista em Libras FACEN- Faculdade de Ciências Empresariais de Natal, Especialista em Tradução e Interpretação em LIBRAS CINTEP-Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e Pós-graduada em Português como 2ª língua para o surdo-IFPB. Foi aprovada no 7° Prolibras - Exame Nacional de Certificação em Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras -Língua Portuguesa. Atua como Docente efetiva de Libras, no INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB, campus Patos, PB. Atuou como Professora de Libras substituta nos cursos de História, Pedagogia, Letras e Geografia na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), campus Guarabira. Assim como foi professora efetiva de Libras na prefeitura Municipal de João Pessoa. Atuou como Intérprete de Libras no Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental John Kennedy e como intérprete de libras no IFPB, campus Guarabira e Orientadora em Libras no Pronatec no mesmo campus. Tem vasta experiência na área de Libras, com ênfase em Letras Libras, Semiótica da Cultura Surda, Literatura Surda/Visual.

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Publicado

2021-12-29