OS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO SURDO NO CONTEXTO REGIONAL MATO-GROSSENSE

MODOS DE INDIVIDUAÇÃO PELA LÍNGUA

Autores

  • Cíntia Débora de Moraes Cinti UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n4.61330

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar uma pesquisa de Mestrado, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, que teve como objetivo compreender como se constituem os processos de identificação de quinze sujeitos Surdos,[1] com idade igual ou superior a dezesseis anos, residentes a mais de três anos em Sinop, Mato Grosso. Por limitações de espaço apresentaremos apenas três das práticas de linguagem que compuseram nosso gesto de leitura, cujos modos de individuação marcaram-se na/pela língua. O funcionamento da linguagem no discurso dos sujeitos Surdos, nos permitiu analisar, sob as lentes da Análise de Discurso Materialista Histórica, o processo simbólico e ideológico que intermedia a inscrição dos Surdos dentro das formações discursivas, revelando em especial, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e instâncias tais como a família, a escola, o trabalho, dentre outras, funcionam como modos de individuação destes sujeitos, permitindo-lhes assumir posições-sujeito que os constituem discursivamente no seio das formações sociais.

 

[1] O uso do termo ‘Surdo’ com letra maiúscula simboliza o “empoderamento, [...] respeito e reconhecimento da identidade vivenciada pelos sujeitos Surdos, seus valores linguísticos e sociais, e de todo processo histórico e cultural que os envolve.” (CASTRO JÚNIOR, 2015, p. 11).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBRES, Neiva de Aquino; OLIVEIRA, Sonia Regina Nascimento de. Concepções de lingua(gem) e seus efeitos nas conquistas políticas e educacionais das comunidades surdas no Brasil. In: ALBRES, Neiva de Aquino; NEVES, Sylvia Lia Grespan. (Org.). Libras em estudo: política linguística. São Paulo: FENEIS, 2013. p. 39-66.

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.

CASTRO JÚNIOR, Glaucio de. Cultura surda e identidade: estratégias de empoderamento na constituição do sujeito Surdo. In: ALMEIDA, Wolney Gomes. (Org.). Educação de surdos: formação, estratégias e prática docente. Ilhéus: Editus, 2015. p. 11-26.

CAMPELLO, Ana Regina S. Pedagogia visual: sinal na educação dos surdos. In: QUADROS, Ronice M; PERLIN, Gladis. (Org.). Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007. p. 100-131.

______. Aspectos da visualidade na educação de surdos. 2008. 245 f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

CARVALHO, Paulo Vaz de. Breve história dos surdos no mundo. Lisboa: Surd’Universo, 2007.

______. A herança do Abade de L’Épée na viragem do século XVIII para o século XIX. Lisboa: Thefactory, 2013.

CINTI, Cíntia D. M. Uma análise do processo de construção da identidade da pessoa surda. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, 2019.

COSTA, Greciely Cristina da. Discursividades de inclusão e a manutenção da exclusão. In: ORLANDI, Eni Puccinelli; FERREIRA, Eliana Lucia. Discursos sobre a inclusão. Niterói:Intertexto, 2014. p. 89-135.

FIGUEIRA, Alexandre dos Santos. Material de apoio para o aprendizado de LIBRAS. São Paulo: Phorte, 2011.

GHIRALDELO, Claudete Moreno. Representações de línguas estrangeiras (e materna) por sujeitos com baixa escolarização. In: CAVALLARI, Juliana Santana; UYENO, Elzira Yoko. Bilinguismos: Subjetivação e identificação nas/pelas línguas maternas e estrangeiras. 9.v. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 101-126.

GUIMARÃES, Eduardo. Enunciação e história. In: GUIMARÃES, Eduardo. (Org.). História e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989. p. 71-79.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2007.

Downloads

Publicado

2021-12-29