ARTICULAÇÕES ENTRE PAPÉIS PÚBLICOS E PRIVADOS EM CURTA-METRAGEM ANIMADO
UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO E DA EXPRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n1.62414Palavras-chave:
Curta-metragem, animação, semiótica francesa, plasticidade, regimes de visibilidadeResumo
Segundo a perspectiva semiótica discursiva, os produtos da criação artística e projetual podem ser tomados enquanto textos - totalidades compostas pela articulação de diferentes formas de linguagem. Nestes termos, peças audiovisuais como filmes, animações e outras manifestações integram distintas formas de expressão na apresentação de um mesmo conteúdo, o que pressupõe a organização da matéria significante a partir de reiterações plásticas, figurativas e temáticas. Partindo do princípio do sincretismo presente na produção audiovisual, este estudo analisa a construção do sentido no curta-metragem animado "DUO" a partir das categorias oferecidas pela semiótica francesa. A análise, baseada no modelo do percurso gerativo do sentido, explicita a tematização dos papéis públicos e privados na narrativa segundo a proposta de Landowski para os regimes de visibilidade, demonstrando como as articulações dos aspectos plásticos estão engendradas na organização do todo significante produzido por uma obra audiovisual.
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