O MINICONTO NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Eloa dos Santos UNEMAT
  • Meri Cristiane Magalhães Rocha Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat
  • Neusa Inês Philippsen Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat / Campus de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.47v28n2.65363

Palavras-chave:

Sociolinguística Educacional, Ensino de Língua Portuguesa, Sequência Didática, Minicontos

Resumo

O presente artigo situa-se no campo dos estudos linguísticos, tem como objetivo discorrer sobre o desenvolvimento de uma Sequência Didática – SD, pautada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), cujo procedimento metodológico inspirou a organização das atividades propostas na referida SD. As estratégias de ensino apresentadas objetivam a promoção das competências de leitura, interpretação e escrita de estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental por meio do gênero textual miniconto. Nesse trabalho, refletimos sobre a necessidade e relevância do ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros discursivos, nos quais os aspectos gramaticais se materializam, partindo do pressuposto de que o estudante utilizará dos recursos linguístico-discursivos necessários à produção escrita autoral se exposto a um trabalho sistemático e sistematizado de leitura e escrita de diferentes gêneros, ainda que essa proposta esteja centrada no miniconto. Essa pesquisa é do tipo qualitativa, cujo método é a pesquisa-ação e está pautada na visão bakhtiniana de linguagem, de gênero discursivo e dialogismo e de um ensino de gramática voltado aos conceitos provenientes da Sociolinguística Educacional ancorados em Bortoni-Ricardo (2022). Como resultado, observou-se a participação efetiva dos alunos na produção colaborativa de conhecimento, os quais demonstraram interesse pelas atividades desenvolvidas nessa proposta, configurando, assim, práticas de letramentos na escola. A escolha do gênero textual foi um fator de grande relevância nos quesitos apreciação e envolvimento dos atores sociais na SD.

 

Palavras-chave: Sociolinguística Educacional. Ensino de Língua Portuguesa. Sequência Didática. Minicontos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meri Cristiane Magalhães Rocha, Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat

Mestranda do Programa de pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – Unemat, Sinop/MT. Graduada em Letras pela Unemat (2004), Colíder/MT. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Mato Grosso.

Neusa Inês Philippsen, Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat / Campus de Sinop

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), graduação em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense (2001), especialização em Língua Portuguesa - Teoria e Prática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2013) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2018).Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Letras/Linguística, com ênfase em Sociolinguística/Geolinguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa/Diacronia, atuando principalmente com os seguintes temas: variedades e diversidades linguísticas, estudos semântico-lexicais e morfossintáticos, gramática em uso e processos de ensino-aprendizagens. É professora dos programas de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras) e do PROFLETRAS, na UNEMAT/Sinop; coordenadora do projeto "Diversidade e Variação Linguística em Mato Grosso/DIVALIMT" e membro dos grupos de pesquisa "Alma Linguae: Variação e Contatos de Línguas Minoritárias" e GEPLIAS (Grupo de Estudos e pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística), cadastrados no CNPQ; integrante da comissão editorial, responsável pelos Estudos Linguísticos, da Revista Norte@mentos da UNEMAT/Sinop, e membro do Conselho Editorial desta Revista e da Revista Acta Semiótica et Lingvistica; e membro do Centro de Estudos e Investigação (CEI).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: MEC, 2018.

BUENO, Matheus Felipe Xavier. Minicontos e minicontos digitais: potencialidades dos gêneros para o desenvolvimento dos letramentos e multiletramentos. Matheus Felipe Xavier Bueno; Orientadora: Roxane Helena Rodrigues Rojo. Campinas, SP: Unicamp/Publicações - IEL, 2021.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; OLIVEIRA, Tatiana de. Corrigir ou não variantes não padrão na fala do aluno? In: RICARDO, Stella Maris Bortoni-Ricardo, MACHADO, Veruska Ribeiro (org). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SILVA, Kleber Aparecido da. Sociolinguística educacional: uma entrevista com Stella Maris Bortoni-Ricardo. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 22, n. 1, p. 219-231, jan./abr. 2022.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, Bernard. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41-49.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.

MARTINS, Waleska Rodrigues de M. O. Intensidade, brevidade e coalescência: das vertentes do conto, o microconto. In: CAMPOS, Luciene Lemos de. (Org.). Dossiê: O microconto. Revista Carandá, Corumbá, MS, CPAN/UFMS, n.4, p. 274-298, Novembro, 2011.

MAXI: Ensino Fundamental 2: Português: 6⁰ ao 9⁰ ano: cadernos 1 a 4: professor/obra coletiva: responsável: Thais Ginicolo Cabral. 1 ed. – São Paulo: Maxiprint, 2019.

RODRIGUES, Rauer Ribeiro; SOUZA, Fabrina Martinez. Uma introdução historiográfica ao estudo do microconto brasileiro. In: CAMPOS, Luciene Lemos de. (Org.). Dossiê: O microconto. Revista Carandá, Corumbá, MS, CPAN/UFMS, n. 4, p. 253-273, novembro, 2011.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Multiletramentos na escola. Roxane Rojo, Eduardo Moura [orgs.]. - São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SPALDING, Marcelo. Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século e a reinvenção do miniconto na literatura brasileira contemporânea. Dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Tipologia textual e ensino de língua Textual. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, vol. 12, n. 3, p. p. 1336-1400, jul. - set. 2018.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Outras Fontes

ACCURSO, Denise. Minicontos de fadas. 2019. Disponível em https://www.editorametamorfose.com.br/textos/autor/10739/. Acesso em 05 de out. 2022.

FARACO, Carlos Alberto. Variação e Ensino de Língua Materna. #05 - Temporada 2, 2022. Podcast apresentado no Canal Parafraseando. 1 vídeo (50min39seg). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Ka0eEeGHA_4. Acesso em 20 de set. 2022.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Minicurso Tipologia Textual. Minicurso organizado pela UFOP -Universidade Federal de Ouro Preto, 2021. 1 vídeo (2h30min37seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l3wHz5Zi5JY. Acesso em: 10 de jun. 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-02