O MINICONTO NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Eloa dos Santos UNEMAT
  • Meri Cristiane Magalhães Rocha Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat
  • Neusa Inês Philippsen Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat / Campus de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.47v28nDossiê.65363

Palavras-chave:

Sociolinguística Educacional, Ensino de Língua Portuguesa, Sequência Didática, Minicontos

Resumo

O presente artigo situa-se no campo dos estudos linguísticos, tem como objetivo discorrer sobre o desenvolvimento de uma Sequência Didática – SD, pautada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), cujo procedimento metodológico inspirou a organização das atividades propostas na referida SD. As estratégias de ensino apresentadas objetivam a promoção das competências de leitura, interpretação e escrita de estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental por meio do gênero textual miniconto. Nesse trabalho, refletimos sobre a necessidade e relevância do ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros discursivos, nos quais os aspectos gramaticais se materializam, partindo do pressuposto de que o estudante utilizará dos recursos linguístico-discursivos necessários à produção escrita autoral se exposto a um trabalho sistemático e sistematizado de leitura e escrita de diferentes gêneros, ainda que essa proposta esteja centrada no miniconto. Essa pesquisa é do tipo qualitativa, cujo método é a pesquisa-ação e está pautada na visão bakhtiniana de linguagem, de gênero discursivo e dialogismo e de um ensino de gramática voltado aos conceitos provenientes da Sociolinguística Educacional ancorados em Bortoni-Ricardo (2022). Como resultado, observou-se a participação efetiva dos alunos na produção colaborativa de conhecimento, os quais demonstraram interesse pelas atividades desenvolvidas nessa proposta, configurando, assim, práticas de letramentos na escola. A escolha do gênero textual foi um fator de grande relevância nos quesitos apreciação e envolvimento dos atores sociais na SD.

 

Palavras-chave: Sociolinguística Educacional. Ensino de Língua Portuguesa. Sequência Didática. Minicontos.

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Biografia do Autor

Meri Cristiane Magalhães Rocha, Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat

Mestranda do Programa de pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – Unemat, Sinop/MT. Graduada em Letras pela Unemat (2004), Colíder/MT. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Mato Grosso.

Neusa Inês Philippsen, Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat / Campus de Sinop

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), graduação em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense (2001), especialização em Língua Portuguesa - Teoria e Prática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2013) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2018).Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Letras/Linguística, com ênfase em Sociolinguística/Geolinguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa/Diacronia, atuando principalmente com os seguintes temas: variedades e diversidades linguísticas, estudos semântico-lexicais e morfossintáticos, gramática em uso e processos de ensino-aprendizagens. É professora dos programas de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras) e do PROFLETRAS, na UNEMAT/Sinop; coordenadora do projeto "Diversidade e Variação Linguística em Mato Grosso/DIVALIMT" e membro dos grupos de pesquisa "Alma Linguae: Variação e Contatos de Línguas Minoritárias" e GEPLIAS (Grupo de Estudos e pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística), cadastrados no CNPQ; integrante da comissão editorial, responsável pelos Estudos Linguísticos, da Revista Norte@mentos da UNEMAT/Sinop, e membro do Conselho Editorial desta Revista e da Revista Acta Semiótica et Lingvistica; e membro do Centro de Estudos e Investigação (CEI).

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Publicado

2023-08-02