Áltera publica chamada para o dossiê "Reflexões e práticas sobre a restituição de dados de pesquisa e de extensão na Antropologia"
A Áltera - Revista de Antropologia torna pública, nesta sexta-feira (16), chamada para o dossiê "Reflexões e práticas sobre a restituição de dados de pesquisa e de extensão na Antropologia", o de número 18 do periódico.
Os artigos deverão ser enviados até 28 de abril, por meio da página da revista no Portal de Periódicos da UFPB. A previsão é a de que o dossiê seja publicado até dezembro deste ano.
O dossiê tratará de uma etapa do trabalho antropológico pouco relatada pela comunidade acadêmica, que se refere ao “devolver”, “restituir”, “compartilhar”, “entregar”, “divulgar”, “retornar” os dados.
Durante a realização de uma pesquisa ou depois que ela termina, pouco se registra e se reflete sobre as estratégias, os desafios e os desdobramentos dos rituais de apresentação de seus resultados.
Assim, é pertinente nos questionarmos: Que termo tem sido adotado e quais as implicações de seu uso para a prática de compartilhar resultados? Para quem, em que situação, em que momento e em qual formato isso acontece?
De volta ao campo, como é a recepção das interpretações feitas pela Antropologia? Teme-se as reações, sobretudo mal-entendidos, constrangimentos, distorções, adaptações ou usos políticos inesperados por parte dos interlocutores e outras pessoas implicadas na pesquisa? O silêncio sobre essa etapa de nosso exercício profissional implica estarmos diante de um tabu na Antropologia ou sinaliza outras nuances da área?
Assim, este dossiê pretende reunir relatos e reflexões a partir de diferentes experiências de devolução de dados e resultados de projetos de pesquisa, docência e extensão na Antropologia e a recepção dos mesmos pelos interlocutores de pesquisa e do público mais amplo.
O dossiê será organizado pelas professoras e pesquisadoras Jaqueline Ferreira (IESC/UFRJ), Fernanda Bittencourt (PUC/RS) e Soraya Fleischer (DAN/UnB). Ele será composto por aproximadamente dez artigos, conforme as normas disponíveis no site da revista. É obrigatório que ao menos dois trabalhos sejam em língua estrangeira (espanhol ou inglês).
A submissão de artigo para o dossiê poderá ser feita através de convite da organização e/ou por esta chamada pública. Em ambos os casos, todos os artigos serão submetidos ao processo de avaliação por pareceristas (duplo-cego).
Sobre a Áltera
A Áltera – Revista de Antropologia é um periódico científico de fluxo contínuo produzido pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem o intuito de apoiar a produção antropológica nacional e internacional.
O periódico promove contribuições para os debates teórico-metodológicos e empíricos da disciplina e de áreas afins, estruturando-se a partir de um Comitê Editorial, um Conselho Científico e uma Equipe Técnica que recebe e publica em fluxo contínuo artigos, resenhas, entrevistas e ensaios visuais nos idiomas português, espanhol e inglês.
Na revista são publicados também dossiês temáticos semestrais organizados por profissionais. A diversidade regional e a internacionalização são critérios de seleção dos dossiês, sendo valorizadas propostas cujos organizadores sejam de regiões e de países diferentes.
***
Site da Revista: https://periodicos.ufpb.br/index.php/altera
Contato: revistaaltera@gmail.com
Editoras: Lara Santos de Amorim (UFPB) e Maristela Oliveira de Andrade (UFPB)
Secretários Editoriais: Gustavo Belisário d’Araújo Couto e Liliane Cunha de Souza