Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista científica; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão estar na extensão .doc ou .docx, não ultrapassando o tamanho máximo de 10 mb.
- O manuscrito deve estar aderente às NBR 6022 e 6023 da ABNT.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
-
Pelo menos um dos autores do manuscrito deve ter mestrado completo, qualificação mínima para publicação.
Dossiê Diálogos Antropológicos Brasil- México: CIESAS - PPGA/UFPB
Este dossiê reúne artigos de pesquisadores/pesquisadoras e estudantes do CIESAS e do PPGA/UFPB que participaram de diálogos, eventos, aulas, intercâmbios, pesquisas, ensino e extensão em uma experiência de internacionalização possibilitada por encontros a distância e presenciais no âmbito do um amplo acordo técnico-científico assinado em 2019 entre as duas instituições.
Espaço Aberto
Política padrão de seçãoArtigos
Recebe relatórios de pesquisas em andamento ou concluídas
Entrevistas
Política padrão de seção
Memória
Publica textos em memória a antropólogos e antropólogas da Universidade Federal da Paraíba que faleceram no período imediatamente anterior à publicação do número.
Dossiê Antropologia com bebês e suas cuidadoras (8ª edição)
Política padrão de seção
Dossiê Ciganos no Brasil: um exercício de comparação etnográfica (7ª edição)
Política padrão de seção
Dossiê Etnografias na Era da Genômica
Política padrão
Semana de Antropologia
Política padrão de seção.Dossiê Antropologia da Educação
Propomos, neste dossiê, uma conexão entre a Antropologia e a Educação. Entendemos que a interface entre esses dois campos apresenta inúmeras possibilidades, dentre elas a de desenvolvimento de uma Antropologia da Educação. A relação entre Antropologia e Educação remonta à origem da disciplina, uma vez que os processos de ensino e aprendizagem são fundamentais para a compreensão de como a cultura é produzida e posta em circulação. Embora seja verdade que essa relação tenha uma longa história, isso não significa que não haja tensões envolvidas nesse processo, especialmente no que se refere à apropriação da etnografia pela pesquisa educacional. São muito bem-vindos à submissão trabalhos que desenvolvem uma reflexão antropológica sobre o campo educacional a partir de diferentes perspectivas, incluindo desde debates clássicos como estudos sobre infâncias em creches, pré-escolas, escolas, universidade, assim como novas reflexões que envolvem diagnósticos de crianças e adultos, autoetnografia, grupos minoritários.
Antropologias do Ensino e da Aprendizagem
O presente dossiê tem como proposta reunir trabalhos produzidos no cenário brasileiro e fora dele, com o objetivo de divulgar investigações e reflexões inéditas sobre antropologia do ensino e da aprendizagem. Neste sentido, o que se busca não é operar no registro exclusivo das pedagogias em antropologia, mas sim expandir seu horizonte para questionar situações em que ensino e aprendizagem são os objetos de pesquisa. O que se está ensinando e aprendendo, e como, serão estabelecidos por cada autorx, ressaltando múltiplas possibilidades de interações, perfis de agentes envolvidos, desafios, sucessos, (re)avaliações de agenciamentos, frustrações e dramas, sobre os objetivos almejados por docentes e discentes, interlocutores privilegiados nas pesquisas aqui apresentadas. Vale dizer que os artigos versarão sobre ambientes pedagógicos atravessados pelas mudanças radicais da pandemia de Covid-19, em aspectos ainda a serem conhecidos e depurados, em cenários geográficos que apresentam semelhanças e diferenças de ritualizações e redefinições de procedimentos existenciais escolares e afins. Marcadores de classe, gênero, sexualidade, geração, corporalidade, tempo, raça, etnia, ideológicos, certamente serão balizas centrais nos artigos presentes no dossiê, que buscarão sair de lugares de conforto epistemológicos sobre perspectivas de sucesso e fracasso educacionais, projetos, esperanças, estratégias, entendimentos do que sejam as aulas, xs professorxs e xs alunxs, além das instituições de ensino e aprendizagem. O dossiê registrará esforços, também, etnográficos, mas não só, para analisar impactos nos usos e entendimentos, limites, mal-entendidos, de aparelhos, plataformas e demais recursos dastecnologias de comunicação, presentes cada vez mais na vida educacional, tanto de docentes como de discentes, valorados como mediadores de conteúdos e relações. Tais situações vêm sendo observadas de maneira mais radical na modalidade ensino à distância, mas também influenciando no ensino presencial. Caberão, assim, no dossiê, abordagens sobre existências humanas e não-humanas, novas configurações do existir por meio de redes sociais, levando em conta ou não multiversos, que oferecem diferentes ferramentas de investimento interacional.
Declaração de Direito Autoral
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.