O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão estar na extensão .doc ou .docx, não ultrapassando o tamanho máximo de 10 mb.
  • O manuscrito deve estar aderente às NBR 6022 e 6023 da ABNT.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Áltera é uma revista eletrônica que publica trabalhos originais sob a forma de artigos, ensaios textuais, resenhas, relatos etnográficos e entrevistas, em português, inglês e espanhol.

Os trabalhos devem ser enviados pelo sistema da revista (após registro do usuário), para poder dar início a sua edição. Uma vez feito o registro, a contribuição do(a) autor(a), original e inédita, pode ser enviada em doc, docx ou odt, seguindo os passos indicados pelo sistema.

O Comitê editorial verificará, em todo caso, se os artigos apresentados se ajustam aos objetivos e escopo da revista, assim como às normas de publicação vigentes.

A publicação  dos trabalhos estará sujeita ao processo de avaliação externa ao Comitê editorial,  por pelo menos dois pareceristas ad hoc, com avaliação às cegas (double blind) que garante o anonimato de autores e avaliadores.


Devem ser observadas as seguintes normas:

  • As resenhas deverão ser de livros recentes; indicando-se a referência completa da obra: autor(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade), editora, ano de publicação e número de páginas.

 

  •  As entrevistas deverão ser precedidas por um resumo biográfico de até 20 linhas. Deverão ser apresentadas em formato de perguntas e respostas, com identificação do entrevistado e do entrevistador em negrito, e a pergunta em itálico. 

 

  • Os artigos, ensaios, relatos etnográficos e entrevistas devem seguir as normas ortográficas atuais correspondentes a sua língua e ter até 12 mil palavras, incluindo referências e notas; já as resenhas devem ter até 5 mil palavras. Todos os textos devem vir acompanhados de:

           a) Versão em português e inglês do título;
           b) Um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras e uma versão em inglês (abstract);
           c) Quatro palavras-chave no idioma do trabalho e em inglês.

 

  • A identificação do(s) autor(es) deve ser suprimida do arquivo, assim como seu vínculo institucional. Em caso de citação de outras obras do(s) próprio(s) autor(es) ao longo do texto e no item Referências, substituir o nome por [autor].

 

  • O trabalho deve ser enviado em formato Word (.doc ou .docx), justificado, com espaçamento no corpo do texto de 1,5 e recuo na primeira linha de 1,25 (com exceção de citações diretas de mais de três linhas), margens na configuração padrão (normal): superior e inferior 2,5; esquerda e direita 3,0. Não inserir espaçamento entre parágrafos.

 

  • As notas devem vir no rodapé da página em sequência com algarismos arábicos, fonte Times New Roman, corpo 10 e espaçamento simples.

 

  • As referências devem vir após o texto, ordenadas alfabeticamente.



  • No corpo do texto, a indicação de referência nas citações diretas deve trazer autor(es), ano de publicação e página(s), adequando-se aos respectivos modelos: (GEERTZ, 1957) e (GEERTZ, 1957, p. 235) e segundo Geertz (1957, p. 235). Nas citações indiretas a indicação de página é opcional.

 

  • As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4,0 cm e letra tamanho 10, sem aspas, em espaço simples; transcrições das falas dos informantes seguem a mesma norma.

 

  • Imagens que façam parte do artigo (figuras, mapas, planos e gráficos, em jpg ou tiff) devem ser enviadas no corpo do texto (sem compressão) e resolução de 300dpi no tamanho final pretendido para a impressão, com legenda com fonte e ano.

 

  • Os recursos tipográficos devem ser utilizados uniformemente:

            a) itálico: para palavras estrangeiras, títulos (livros, eventos etc.) e ênfase;

            b) aspas duplas: citações diretas com menos de três linhas, citações de palavras individuais ou palavras cuja conotação ou uso mereça destaque.

 

ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO VISUAL

 

  • Os ensaios fotográficos e outros produtos visuais deve ser enviado via email para <revistaaltera@gmail.com>. 
 
  • Os ensaios deverão ser enviados conforme as seguintes especificações, em formato word e em pdf (máximo 5MB cada):

a) Apresentação do ensaio:

- Título em português e inglês;

- Nome do autor e filiação institucional (abaixo do título);

- Texto de apresentação de até 300 palavras.

 b) Imagens:

- Formato A4, retrato ou paisagem, com 5 (cinco) a 10 (dez) páginas, com número variável de imagens, com disposição livre. É desejável que o(a) autor(a) realize composições e organize de modo criativo as imagens do ensaio, o qual pode incluir mais de uma foto por página;

- Incluir legendas com a fonte (autoria e ano).

 

 REGRAS EM REFERÊNCIAS

 

A Áltera Revista de Antropologia do PPGA/UFPB seguirá as normas técnicas mais recentes da ABNT, que são:

- ABNT NBR 6023:2002 – Referências – Elaboração

- ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação


Abaixo apresentamos um resumo das normas.


ELEMENTOS NÃO TEXTUAIS:

Apesar de ser mais comum a citação de textos, as regras de citação valem da mesma forma para imagens, gráficos, tabelas e outros elementos não textuais. É importante referenciar de onde vieram tais elementos, se produzidos pelo próprio autor ou de outra fonte – e neste caso, referenciá-la adequadamente.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:

LIVRO IMPRESSO

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. edição. Tradução (se possuir). Local de publicação: Editora, data de publicação. Número de páginas ou volume. (Título da Série, Coleção, Número). ISBN. 

LIVRO ELETRÔNICO

PORTO ALEGRE, Manuel de Araújo.  Angélica e Firmino. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2002. Disponível em:

<http://139.82.199.12:86/images/livros/obras/ANGELICAEFIRMINO.PDF>. Acesso em: 28 jan. 2003. 

ARTIGO EM REVISTA IMPRESSA

VALENTE, Ivan;  ROMANO, Roberto. PNE: Plano Nacional de Educação ou carta de intenção? Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80,  p. 97-107, set. 2002. ISSN 0101-7330.

ARTIGO EM REVISTA ELETRÔNICA

ZASLAVSKY, Cláudio; GUS, Iseu. Idoso: Doença Cardíaca e Comorbidades. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 79, n. 6, p. 635-639, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/abc/v79n6/13766.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2003.

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO IMPRESSO

ZANAGA, Mariangela Pizoni. Conversão retrospectiva e cooperação no processamento técnico de materiais bibliográficos: experiência do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 8., 1994, Campinas, SP. Anais... Campinas: UNICAMP/Biblioteca Central, 1994. p. 59-68.

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO ELETRÔNICO

SOUZA, Antonio Lopes de; OLIVEIRA, Fabiano Salomão de; OLIVEIRA, José Carlos de; SANTOS,  Marcelo Paulino de Lima. Uma Biblioteca VRML Para a Visualização de Campos Eletromagnéticos. In: ENCONTRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 5., 2000, Itaipava, RJ. Anais eletrônicos... Itaipava, 2000. Disponível em: < http://www.dee.ufrj.br /VIIEEE /VIEEE/pasta01/VIEEE.html >. Acesso em 30 jan. 2003. 

OBS: É facultado indicar os nomes de todos os autores em casos específicos (produção científica, projetos de pesquisa, relatórios,etc.) 

TRABALHO ACADÊMICO IMPRESSO

SEGRE, Nádia Cristina. A avaliação da estabilidade de fibras de polipropileno em  meios agressivos aos materiais a base de cimento. 1995. 64 f. Dissertação (Mestrado em Química aplicada) – Instituto de Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

TRABALHO ACADÊMICO ELETRÔNICO

SEER, H. J. Evolução tectônica dos Grupos Araxá e Ibiá e Canastra na sinforma de Araxá, Minas Gerais. 1995. Tese (Doutorado) - Instituto de Geociências, Universidade de Brasília, Brasília, DF., 1995. (Tese n. 28 Publicada na Internet). Disponível em: < http://www.unb.br/ig/posg/dout /tese28/Capa.htm>. Acesso em: 29 jan. 2003.

 

MODELOS DE REFERÊNCIAS - LIVROS

1 AUTOR

CHANDLER, Raymond. Adeus minha adorada. Tradução de Marina Leão Teixeira Viriato de Medeiros. São Paulo: Abril Cultural, 1984. 264 p. (Série Mistério e Suspense). Tradução de: Farewell, my lovely.

 

PORTO ALEGRE, Manuel de Araújo. Angélica e Firmino. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2002. Disponível em:  <http: //139.82.199.12:86/images/livros/obras/ANGELICAEFIRMINO.PDF> Acesso em: 28 jan. 2003.

 

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Livro Branco: ciência, tecnologia e inovação. Brasília, DF, 2002. 80 p. Disponível em: <http: //www.prp.unicamp.br/livro_branco_cti.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2003.

2 AUTORES

PIMENTEL, A. de A.; PIMENTEL, C. R. de A. Esquindô-lê-lê: cantigas de roda. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2002. 266 p. Acompanham 3 CD-ROM.

3 AUTORES

REGO, R. G. do; REGO, R. M. do; GAUDÊNCIO JUNIOR, S.  A geometria do origami: atividades de ensino através de dobraduras. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2003. 148 p.

4 AUTORES OU MAIS

CÔRTE, Adelaide Ramos et al. Avaliação de software para bibliotecas e arquivos. 2. ed. rev. e ampl.  São Paulo: Polis, 2002. 219 p.

AUTORIA DESCONHECIDA

A EVOLUÇÃO da gestão dos recursos hídricos no Brasil. Brasília, DF: ANA, 2002 .1 mini disco a laser para computador,  3 1/2 pol.,  il. color.

COORDENADORES, COMPILADORES, ORGANIZADORES, COLABORADORES,  E EDITORES (USAR NO SINGULAR)

ALEXANDRE,  Neusa Maria Costa; BRITO, Edineis (Coord.). Procedimentos básicos de enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2000. 122 p.

 

VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Profissional da informação: formação, perfil e atuação do profissional. São Paulo: Polis, 2000. 156 p.

 

SCHWARZ, HELMUT J. et al (Ed.). Laser interaction and related plasma phenomena. New York: Plenum, 1971. 5 v. Trabalhos apresentados nos Workshops on Plasma Science, 1969-1991.

 

HOLANDA, S. B.; CAMPOS, P. M.; FAUSTO, B. (Comp.). História geral da civilização brasileira. São Paulo: DIFEL, 1985-1986. 3 t. em 11.

 

EVENTOS (CONGRESSO, SEMINÁRIO, SIMPÓSIO...)

SEMINÁRIO DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS: REGIÃO NORDESTE, 1., 2000, Recife. Anais... Brasília: INEP, 2000. 48 p.

 

PERIÓDICO  (FASCÍCULO)

ACTA PREHISTORICA, Buenos Aires: Centro Argentino De Estudios Prehistoricos, 1957- . Irregular. ISSN 0567-803X.

 

ARTIGO PUBLICADO EM JORNAL

MEDEIROS, Delma. Rede pública de saúde adota a acupuntura. Correio Popular, Campinas, 31 jan. 2003. Caderno Cidades, p. 8.

 

VERBETE DE ENCICLOPÉDIA

DIFUSIONISMO. In: NOVA enciclopédia BARSA. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1999. v. 5, p. 170-171.

 

DOCUMENTO LEGISLATIVO - LEIS E DECRETOS

BRASIL. Decreto nº 2.556, de 20 de abril de 1998. Regulamenta o registro previsto no art. 3º da Lei nº 9.609, de 19 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 22 abr. 1998, Seção I, p. 2.

 

CD-ROM

RIO 500 anos de Brasil: o Rio de Janeiro no século XVI. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade/Secretaria Municipal de Cultura; Arquivo Geral da Cidade, 1994.  1 CD-ROM. Acompanha livreto.

 

VÍDEO/DVD

ABRIL despedaçado. Direção de: Walter Salles. Produção: Arthur Cohn. Intérpretes: José Dumont; Rodrigo Santoro; Rita Assemany; Luis Carlos Vasconcelos; Othon Bastos. [S.l.] :Video Filmes, 2001., 1 videocassete (105 min.), VHS/NTSC, color.

 

HOME-PAGE INSTITUCIONAL

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. ISSN: Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas.  Brasília: IBICT/Ministério da Ciência e Tecnologia, maio 2002. Disponível em: <http: //www.ibict.br >. Acesso em 03 fev. 2003.

 

MENSAGENS RECEBIDAS VIA E-MAIL

MARDERO ARELLANO, Miguel Angel. Acervo Ameaçado [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: bib_virtual @ibict.br em 22 Jan. 2003.

 

Espaço Aberto

Política padrão de seção

Ensaios

Recebe relatórios de pesquisas em andamento ou concluídas

Relatos etnográficos

Política padrão de seção

Dossiê Antropologia com bebês e suas cuidadoras (8ª edição)

Política padrão de seção

Dossiê Ciganos no Brasil: um exercício de comparação etnográfica (7ª edição)

Política padrão de seção

Dossiê Etnografias na Era da Genômica

Política padrão

Semana de Antropologia

Política padrão de seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.