Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

Devem ser observadas as seguintes normas:

  • Os autores devem, obrigatoriamente, atualizar seu cadastro com link para o Lattes or Orcid.
  • As resenhas devem ser de livros recentes, publicados nos últimos três anos; indicando-se a referência completa da obra: autor(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade), editora, ano de publicação e número de páginas.
  •  As entrevistas devem ser precedidas de apresentação e resumo biográfico de até 20 linhas, sendo apresentadas em formato de perguntas e respostas, com identificação do entrevistado e do entrevistador em negrito, e as perguntas em itálico. 
  • Os artigos, ensaios, relatos etnográficos e entrevistas devem seguir as normas ortográficas atuais correspondentes a seu idioma e ter no minimo 6 mil e no máximo 11 mil palavras, incluindo referências e notas; já as resenhas devem ter até 5 mil palavras. Todos os textos devem vir acompanhados de:
  1. a) Versão em português, espanhol e inglês do título e do subtítulo;
  2. b) Um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 130 palavras e uma versão em cada uma das demais línguas da revista: espanhol (resumen),  inglês (abstract) e português (resumo);
  3. c) Quatro palavras-chave nos três idiomas da revista.
  • A identificação do(s) autor(es) deve ser suprimida do arquivo, assim como seu vínculo institucional. Em caso de citação de outras obras do(s) próprio(s) autor(es) ao longo do texto e no item Referências, substituir o nome por [autor].
  • O trabalho deve ser enviado em formato Word (.doc ou .docx), justificado, com espaçamento no corpo do texto de 1,5 e recuo na primeira linha de 1,25 (com exceção de citações diretas de mais de três linhas), margens na configuração padrão (normal): superior e inferior 2,5; esquerda e direita 3,0. Não inserir espaçamento entre parágrafos.
  • As notas devem vir no rodapé da página em sequência com algarismos arábicos, fonte Times New Roman, corpo 10 e espaçamento simples.
  • As referências devem vir após o texto, ordenadas alfabeticamente.
  • No corpo do texto, a indicação de referência nas citações diretas deve trazer autor(es), ano de publicação e página(s), adequando-se aos respectivos modelos: (GEERTZ, 1957) e (GEERTZ, 1957, p. 235) e segundo Geertz (1957, p. 235). Nas citações indiretas a indicação de página é opcional.
  • As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4,0 cm e letra tamanho 10, sem aspas, em espaço simples; transcrições das falas dos informantes seguem a mesma norma.
  • Imagens que façam parte do artigo (figuras, mapas, planos e gráficos, em jpg ou tiff) devem ser enviadas no corpo do texto (sem compressão) e resolução de no mínimo 300 dpi no tamanho final pretendido para a impressão, com legenda com fonte e ano.
  • Os recursos tipográficos devem ser utilizados uniformemente:
  1. a) itálico: para palavras estrangeiras, títulos (livros, eventos etc.) e ênfase;
  2. b) aspas duplas: citações diretas com menos de três linhas, citações de palavras individuais ou palavras cuja conotação ou uso mereça destaque.

ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO VISUAL

  • Os ensaios fotográficos e outros produtos visuais devem ser submetidos pelo sistema, assim como os demais manuscritos.
  • Os ensaios deverão ser enviados conforme as seguintes especificações, em formato word e em pdf (máximo 5MB cada):
  1. a) Apresentação do ensaio:

- Título e subtítulo em português, espanhol e inglês;

- Texto de apresentação de até 300 palavras, em português, espanhol e inglês.

  1. b) Imagens:

- Formato A4, retrato ou paisagem, com 5 (cinco) a 10 (dez) páginas, com número variável de imagens e disposição livre. É desejável que o(a) autor(a) realize composições e organize de modo criativo as imagens do ensaio, que pode incluir mais de uma foto por página;

- Incluir legendas com a fonte (autoria e ano). Para garantir a desidentificação, quando a foto for de autoria do autor, nomer como AUTOR.

 

REGRAS EM REFERÊNCIAS

A Revista Áltera segue as normas técnicas mais recentes da ABNT, que são:

- ABNT NBR 6023:2002 – Referências – Elaboração

- ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação

Abaixo apresentamos um resumo das normas.

 

ELEMENTOS NÃO TEXTUAIS:

Apesar de ser mais comum a citação de textos, as regras de citação valem da mesma forma para imagens, gráficos, tabelas e outros elementos não textuais. É importante referenciar de onde vieram tais elementos, se produzidos pelo próprio autor ou por outra fonte – nesse caso, referenciá-la adequadamente.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:

LIVRO IMPRESSO

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. edição. Tradução (se possuir). Local de publicação: Editora, data de publicação. Número de páginas ou volume. (Título da Série, Coleção, Número). ISBN. 

 

LIVRO ELETRÔNICO

PORTO ALEGRE, Manuel de Araújo.  Angélica e Firmino. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2002. Disponível em:

<http://139.82.199.12:86/images/livros/obras/ANGELICAEFIRMINO.PDF>. Acesso em: 28 jan. 2003. 

 

ARTIGO EM REVISTA IMPRESSA

VALENTE, Ivan;  ROMANO, Roberto. PNE: Plano Nacional de Educação ou carta de intenção? Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80,  p. 97-107, set. 2002. ISSN 0101-7330.

 

ARTIGO EM REVISTA ELETRÔNICA

ZASLAVSKY, Cláudio; GUS, Iseu. Idoso: Doença Cardíaca e Comorbidades. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 79, n. 6, p. 635-639, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/abc/v79n6/13766.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2003.

 

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO IMPRESSO

ZANAGA, Mariangela Pizoni. Conversão retrospectiva e cooperação no processamento técnico de materiais bibliográficos: experiência do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 8., 1994, Campinas, SP. Anais... Campinas: UNICAMP/Biblioteca Central, 1994. p. 59-68.

 

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO ELETRÔNICO

SOUZA, Antonio Lopes de; OLIVEIRA, Fabiano Salomão de; OLIVEIRA, José Carlos de; SANTOS,  Marcelo Paulino de Lima. Uma Biblioteca VRML Para a Visualização de Campos Eletromagnéticos. In: ENCONTRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 5., 2000, Itaipava, RJ. Anais eletrônicos... Itaipava, 2000. Disponível em: < http://www.dee.ufrj.br /VIIEEE /VIEEE/pasta01/VIEEE.html >. Acesso em 30 jan. 2003. 

OBS: É facultado indicar os nomes de todos os autores em casos específicos (produção científica, projetos de pesquisa, relatórios,etc.) 

 

TRABALHO ACADÊMICO IMPRESSO

SEGRE, Nádia Cristina. A avaliação da estabilidade de fibras de polipropileno em  meios agressivos aos materiais a base de cimento. 1995. 64 f. Dissertação (Mestrado em Química aplicada) – Instituto de Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

 

TRABALHO ACADÊMICO ELETRÔNICO

SEER, H. J. Evolução tectônica dos Grupos Araxá e Ibiá e Canastra na sinforma de Araxá, Minas Gerais. 1995. Tese (Doutorado) - Instituto de Geociências, Universidade de Brasília, Brasília, DF., 1995. (Tese n. 28 Publicada na Internet). Disponível em: < http://www.unb.br/ig/posg/dout /tese28/Capa.htm>. Acesso em: 29 jan. 2003.

 

MODELOS DE REFERÊNCIAS - LIVROS

1 AUTOR

CHANDLER, Raymond. Adeus minha adorada. Tradução de Marina Leão Teixeira Viriato de Medeiros. São Paulo: Abril Cultural, 1984. 264 p. (Série Mistério e Suspense). Tradução de: Farewell, my lovely.

PORTO ALEGRE, Manuel de Araújo. Angélica e Firmino. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2002. Disponível em:  <http: //139.82.199.12:86/images/livros/obras/ANGELICAEFIRMINO.PDF> Acesso em: 28 jan. 2003.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Livro Branco: ciência, tecnologia e inovação. Brasília, DF, 2002. 80 p. Disponível em: <http: //www.prp.unicamp.br/livro_branco_cti.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2003.

2 AUTORES

PIMENTEL, A. de A.; PIMENTEL, C. R. de A. Esquindô-lê-lê: cantigas de roda. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2002. 266 p. Acompanham 3 CD-ROM.

3 AUTORES

REGO, R. G. do; REGO, R. M. do; GAUDÊNCIO JUNIOR, S.  A geometria do origami: atividades de ensino através de dobraduras. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2003. 148 p.

4 AUTORES OU MAIS

CÔRTE, Adelaide Ramos et al. Avaliação de software para bibliotecas e arquivos. 2. ed. rev. e ampl.  São Paulo: Polis, 2002. 219 p.

 

AUTORIA DESCONHECIDA

A EVOLUÇÃO da gestão dos recursos hídricos no Brasil. Brasília, DF: ANA, 2002 .1 mini disco a laser para computador,  3 1/2 pol.,  il. color.

COORDENADORES, COMPILADORES, ORGANIZADORES, COLABORADORES,  E EDITORES (USAR NO SINGULAR)

ALEXANDRE,  Neusa Maria Costa; BRITO, Edineis (Coord.). Procedimentos básicos de enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2000. 122 p.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Profissional da informação: formação, perfil e atuação do profissional. São Paulo: Polis, 2000. 156 p.

SCHWARZ, HELMUT J. et al (Ed.). Laser interaction and related plasma phenomena. New York: Plenum, 1971. 5 v. Trabalhos apresentados nos Workshops on Plasma Science, 1969-1991.

 HOLANDA, S. B.; CAMPOS, P. M.; FAUSTO, B. (Comp.). História geral da civilização brasileira. São Paulo: DIFEL, 1985-1986. 3 t. em 11.

 

EVENTOS (CONGRESSO, SEMINÁRIO, SIMPÓSIO...)

SEMINÁRIO DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS: REGIÃO NORDESTE, 1., 2000, Recife. Anais... Brasília: INEP, 2000. 48 p.

 

PERIÓDICO  (FASCÍCULO)

ACTA PREHISTORICA, Buenos Aires: Centro Argentino De Estudios Prehistoricos, 1957- . Irregular. ISSN 0567-803X.

 

ARTIGO PUBLICADO EM JORNAL

MEDEIROS, Delma. Rede pública de saúde adota a acupuntura. Correio Popular, Campinas, 31 jan. 2003. Caderno Cidades, p. 8.

 

VERBETE DE ENCICLOPÉDIA

DIFUSIONISMO. In: NOVA enciclopédia BARSA. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1999. v. 5, p. 170-171.

 

DOCUMENTO LEGISLATIVO - LEIS E DECRETOS

BRASIL. Decreto nº 2.556, de 20 de abril de 1998. Regulamenta o registro previsto no art. 3º da Lei nº 9.609, de 19 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 22 abr. 1998, Seção I, p. 2.

 

CD-ROM

RIO 500 anos de Brasil: o Rio de Janeiro no século XVI. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade/Secretaria Municipal de Cultura; Arquivo Geral da Cidade, 1994.  1 CD-ROM. Acompanha livreto.

 

VÍDEO/DVD

ABRIL despedaçado. Direção de: Walter Salles. Produção: Arthur Cohn. Intérpretes: José Dumont; Rodrigo Santoro; Rita Assemany; Luis Carlos Vasconcelos; Othon Bastos. [S.l.] :Video Filmes, 2001., 1 videocassete (105 min.), VHS/NTSC, color.

 

HOME-PAGE INSTITUCIONAL

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. ISSN: Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas.  Brasília: IBICT/Ministério da Ciência e Tecnologia, maio 2002. Disponível em: <http: //www.ibict.br >. Acesso em 03 fev. 2003.

 

MENSAGENS RECEBIDAS VIA E-MAIL

MARDERO ARELLANO, Miguel Angel. Acervo Ameaçado [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: bib_virtual @ibict.br em 22 Jan. 2003.

 

Diretrizes para coordenação de dossiês

A Revista Áltera publica dois dossiês temáticos por ano, que podem ser propostos por doutores em Antropologia de forma contínua. A diversidade regional e o potencial de internacionalização são critérios de seleção.

Os dossiês são compostos por aproximadamente 10 artigos, conforme as normas da revista, e a  submissão de artigos pode ser feita por convite dos organizadores e/ou por meio do site do periódico. Em ambos os casos, os artigos serão submetidos ao processo de avaliação por pareceristas (duplo-cego).

A proposta para dossiê deve ser enviada para o e-mail revistaaltera@gmail.com, contendo:

  • Título do dossiê;
  • Apresentação dos organizadores;
  • Ementa com até 700 palavras, com justificativa sobre a relevância e atualidade do tema, as divergências ou tensões contempladas e as contribuições para a expansão, o aprimoramento e/ou aprofundamento do assunto;
  • Lista de possíveis autores com afiliação institucional, minicurrículo e resumos de 200-250 palavras para cada artigo, caso possível. 

Atenção:

  • Todos os dossiês devem obrigatoriamente conter pelo menos 2 artigos em língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Dossier Diálogos Antropológicos Brasil-México: CIESAS - PPGA/UFPB

 Este dossier reúne artículos de investigadores/as y estudiantes del CIESAS y del PPGA/UFPB que participaron en diálogos, eventos, clases, intercambios, investigación, docencia y extemsión en una experiencia de internacionalización posibilitada por los encuentros a distancia y presenciales en el marco de un convenio amplio técnico científico firmado en 2019 entre las dos instituciones.

Espaço Aberto

Política padrão de seção

Entrevistas

Política padrão de seção

Memória

Publica textos em memória a antropólogos e antropólogas da Universidade Federal da Paraíba que faleceram no período imediatamente anterior à publicação do número. 

Antropologías de la Enseñanza y el Aprendizaje

El propósito de este dossier es reunir trabajos producidos en el escenario brasileño y en otros lugares, con el objetivo de difundir investigaciones y reflexiones inéditas sobre la antropología de la enseñanza y el aprendizaje. En este sentido, lo que se busca no es operar en el registro exclusivo de las pedagogías en antropología, sino ampliar su horizonte para cuestionar situaciones en las que la enseñanza y el aprendizaje son objeto de investigación. Lo que se está enseñando y aprendiendo, y cómo, será establecido por cada autorx, destacando múltiples posibilidades de interacción, perfiles de agentes involucrados, desafíos, éxitos, (re)valoraciones de agencias, frustraciones y dramas, sobre las metas buscadas por docentes y docentes. estudiantes, interlocutores privilegiados en la investigación aquí presentada. Cabe mencionar que los artículos abordarán entornos pedagógicos atravesados ​​por los cambios radicales de la pandemia de la Covid-19, en aspectos aún por conocer y depurar, en escenarios geográficos que presentan similitudes y diferencias en ritualizaciones y redefiniciones de procedimientos escolares existenciales y similares. Clase, género, sexualidad, generación, corporalidad, época, raza, etnia, marcadores ideológicos serán seguramente faros centrales en los artículos presentes en el dossier, que buscará dejar lugares de confort epistemológico sobre perspectivas de éxito y fracaso educativo, proyectos, esperanzas. , estrategias, comprensiones de lo que son las clases, xs docentes y xs alumnos, además de las instituciones de enseñanza y aprendizaje. El dossier también registrará esfuerzos etnográficos, pero no solo, para analizar impactos en los usos y entendimientos, límites, malentendidos, de dispositivos, plataformas y otros recursos de las tecnologías de la comunicación, cada vez más presentes en la vida educativa, tanto de docentes como de estudiantes, valorados como mediadores de contenidos y relaciones. Tales situaciones se han observado de manera más radical en la modalidad a distancia, pero también influyendo en la enseñanza presencial. Así, el dossier incluirá aproximaciones a la existencia humana y no humana, nuevas configuraciones del existir a través de las redes sociales, teniendo en cuenta o no los multiversos, que ofrecen distintas herramientas de inversión interaccional.

Dossier Antropología y/de la Educación

Propomos, neste dossiê, uma conexão entre a Antropologia e a Educação. Entendemos que a interface entre esses dois campos apresenta inúmeras possibilidades, dentre elas a de desenvolvimento de uma Antropologia da Educação. A relação entre Antropologia e Educação remonta à origem da disciplina, uma vez que os processos de ensino e aprendizagem são fundamentais para a compreensão de como a cultura é produzida e posta em circulação. Embora seja verdade que essa relação tenha uma longa história, isso não significa que não haja tensões envolvidas nesse processo, especialmente no que se refere à apropriação da etnografia pela pesquisa educacional. São muito bem-vindos à submissão trabalhos que desenvolvem uma reflexão antropológica sobre o campo educacional a partir de diferentes perspectivas, incluindo desde debates clássicos como estudos sobre infâncias em creches, pré-escolas, escolas, universidade, assim como novas reflexões que envolvem diagnósticos de crianças e adultos, autoetnografia, grupos minoritários.

Dossiê Etnografias na Era da Genômica

Política padrão

Dossiê Antropologia com bebês e suas cuidadoras (8ª edição)

Política padrão de seção

Dossiê Ciganos no Brasil: um exercício de comparação etnográfica (7ª edição)

Política padrão de seção

Semana de Antropologia

Política padrão de seção.

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