A DÁDIVA DE MAUSS: revisitando o conceito e suas perspectivas teóricas contemporâneas
Resumo
Propondo novas perspectivas analíticas, o artigo revisita o clássico Ensaio sobre a dádiva de Marcel Mauss. Para tanto, retorna-se às devidas influências teóricas durkheimianas presentes na referida obra e, muitas vezes, ignoradas pela crítica posterior para, em seguida, avaliar com mais segurança as ideias e conceitos propostos por Mauss e as duas vertentes de autores “maussistas” que disputam e tornam mais evidentes ora o caráter voluntário da dádiva, ora o seu caráter obrigatório.
Palavras-chave: Dádiva. Marcel Mauss. Teoria Antropológica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-08-02
Edição
Seção
Espaço Aberto
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).