"Um trabalho de formiguinha"

Os mutirões de limpeza das praias do litoral sul pernambucano durante o desastre ambiental de 2019

Autores

Resumo

O artigo busca compreender a mobilização social nos mutirões de limpeza das praias no Nordeste do Brasil. Para tal, tomo como foco o município de Tamandaré no litoral Sul de Pernambuco, região de destacada importância turística que foi gravemente afetada pelo desastre ambiental provocado pelo vazamento de petróleo bruto em outubro e novembro de 2019. Procura-se analisar o processo de realização do grande mutirão de limpeza na Praia dos Carneiros, evento que ganhou as páginas da mídia nacional e internacional como um exemplo de mobilização coletiva para a preservação ambiental. A análise do evento exigiu o resgate da longa história prévia de mobilizações de trabalhadores rurais da região, situando-o em um complexo conjunto de lutas e transformações sociais que caracterizaram a Mata Sul pernambucana nas últimas décadas.


PALAVRAS-CHAVE: Mobilização social. Mutirão. Desastre ambiental no Nordeste. Mata Sul de Pernambuco. Praia dos Carneiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thereza Cristina Cardoso Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ), mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ). Realizou dois pós-doutorados: no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) em 2005/2006 com bolsa PRODOC/Capes e no PPGAS- Museu Nacional/UFRJ em 2014/2015 com bolsa de Pós-Doutorado Sênior/ CNPq. Foi professora adjunta do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) entre 2006 e 2015, integrando entre 2008 e 2019 o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social desta universidade (PPGAS-UFAM). Desde 2015 é Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade/ (CPDA - UFRRJ). Coordenou o PPGAS-UFAM em 2010 e 2011 e o CPDA-UFRRJ entre 2017 e 2020. Eixos temáticos de pesquisa: Antropologia do Meio Ambiente e Desenvolvimento, Antropologia Rural, e Teoria Antropológica.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Edição

Seção

Dossiê Antropologia e Turismo: reinvenções e produções simbólicas do real