JORNALISMO, Participação e Cidadania

Autores

  • Pedro Nunes FILHO Universidade Federal da Paraíba - Brasil
  • Joana Belarmino de SOUSA Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo, Participação, Cidadania, Editorial.

Resumo

JOURNALISM, Participation and Citizenship

JOURNALISME, Participation et Citoyenneté

Em seu número 2, ÂNCORA - Revista Latino-americana de Jornalismo entrega aos seus leitores e à comunidade acadêmica, um conjunto de reflexões envolvendo o jornalismo, a participação e a cidadania, as quais resultam sobretudo da realização do I Simpósio Nacional sobre Jornalismo, Participação e Cidadania, ocorrido entre os dias 27 e 29 de outubro de 2014, uma iniciativa do Grupo de Pesquisas em Mídia, Jornalismo, Acessibilidade e Cidadania – GJAC, com apoio do PPJ-UFPB e do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB.

O evento acolheu a participação de representantes de vinte e duas universidades brasileiras, recebendo inscrições de mais de sessenta trabalhos que foram agrupados em três GT’s: GT 1 – Jornalismo, Comunicação e Acessibilidade; GT 2 – Jornalismo, Participação, Tecnologias Digitais e GT 3 – Jornalismo, Participação, Ética e Cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Nunes FILHO, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

JORNALISTA. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-doutorado em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Organizador dos livros Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012). Autor dos livros As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993). Colaborador de Interfaces jornalísticas: ambientes, tecnologias e linguagens (2011), dentre outros trabalhos acadêmicos na área de jornalismo, cinema e audiovisual. E-mail: tecnovisualidades@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5440364612074477

Joana Belarmino de SOUSA, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

JORNALISTA. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Desenvolve pesquisas nas áreas de jornalismo, acessibilidade à comunicação, ciberativismo, cegueira e percepção tátil. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB (2012-2014). Colaboradora nas publicações Mídias Digitais & Interatividade (2009), Interfaces jornalísticas: ambientes, tecnologias e linguagens (2011).

Downloads

Publicado

2015-06-25

Edição

Seção

Editorial | Editor's note | Editorial | Éditorial