Tudo Uni: uma experiência laboratorial de produção transmídia em jornalismo

Autores

  • Lorena TÁRCIA Centro Universitário de Belo Horizonte - Brasil
  • João CARVALHO Centro Universitário de Belo Horizonte - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo, Jornalismo multiplataforma, Jornalismo transmídia, Convergência de mídias, Laboratórios de jornalismo.

Resumo

Este relato de experiências teórico-aplicada analisa o processo de construção de um projeto multilaboratorial de produção transmídia em jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Reflete sobre acertos e desacertos na busca por reconfigurações nos modos de apuração, produção e compartilhamento de reportagens em plataformas múltiplas, por meio da conexão entre laboratórios de jornalismo impresso, televisão, rádio e web. Os resultados apontam para as dificuldades em âmbito comportamental e indicam resistência por parte de professores e estudantes, diante das mudanças nas rotinas produtivas enraizadas em modos transmissivos de construção jornalística. Demonstram, entretanto, a necessidade de se ampliar este processo experimental, com a incorporação de novos parceiros e o foco em um universo produtivo que se constitua em ambiente propício à produção em perspectiva transmidiática.

DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n1p125-143 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena TÁRCIA, Centro Universitário de Belo Horizonte - Brasil

Jornalista, doutora em Comunicação Social (UFMG/2015), mestre em Educação (PUC/MG, 2007). Formada em convergência de mídias pelo projeto IfraNewsplex da Associação Mundial de Jornais, na universidade da Carolina do Sul, EUA. Pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (UFMG), Educomuni: educomunicação, mídias e organizações aprendentes (UniBH) e Era Transmídia (ESPM/SP). Leciona e coordena o laboratório de jornalismo online no Centro Universitário de Belo Horizonte. Contato: lorenatarcia@gmail.com

João CARVALHO, Centro Universitário de Belo Horizonte - Brasil

Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Puc Minas, leciona e coordena os cursos de jornalismo e fotografia do Centro Universitário de Belo Horizonte. Contato: joao.carvalho@unibh.br

Referências

ALZAMORA, Geane; TÁRCIA, Lorena. Convergência e transmidia: galáxias semânticas e narrativas emergentes em jornalismo. Brazilian Journalism Research, volume 8, número 1, 2012. Disponível em: http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/401/370. Acesso em: 12 out. 2015.

ALZAMORA, Geane; TÁRCIA, Lorena. Proposta metodológica para análise de reportagens transmídia: estudo do projeto O Flutuador, da Rede Globo de Televisão. Revista PJ: BR Revista do Jornalismo Brasileiro, n0 16, Ano X, Janeiro-Julho de 2013.

CORREA, Elizabeth Saad; CORREA, Hamilton. O ensino da comunicação e do jornalismo no panorama das mídias digitais: perspectivas para uma renovação do perfil de habilidades e competências. In: Congresso Interamericano de Periodismo en Internet, Salvador, Bahia: 24 e 25 de novembro de 2005.

DANTAS, Marcos. Convergência digital: entre os “jardins murados” e as praças públicas. In: SEL, Susana (org.). Políticas de comunicacion el el capitalismo contemporâneo: América Latina y sus encrucijadas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, 2010.

DOMINGUEZ, Eva. Periodismo transmedia, ¿nuevo o renovado? Revista de los Estudios de Ciencias de la Informacion e Comunicacion.Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya. Número 13 (julio de 2012).

FLUSSER, Vilém. Linha e Superfície. In: CARDOSO, Rafael (org). O Mundo Codificado. São Paulo: Cosac Naify. 2007, p.224

GAMBARATO, Renira e ALZAMORA, Geane. Transmedia Storytelling Initiatives in Brazilian Media. Áustria, Medien Journal 4, Kommunikationsraum BRIC, 2012.

JAMBEIRO, Othon, FERREIRA, Fábio, BARROS e Chalini. La Convergência como Condicionante da Regulação das Comunicações. In: Revista Compolítica, n. 1, vol. 1, ed. março-abril, ano 2011. Cidade: Compolítica, 2011

JENKINS, Henry. Transmedia storytelling. Moving characters from books to films to vide-ogames can make them stronger and more compelling. Technology Review, 15 de Janeiro de 2003. Disponível em: http://www.technologyreview.com/biotech/13052. Acesso em: 12 out. 2015.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução: Susana Alexandria. São Paulo, 2006

JENKINS, Henry. The Revenge of the Origami Unicorn: Seven Principles of Transmedia Storytelling. 2009a. Disponível em: http://henryjenkins.org/2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html. Acesso em: 12 out. 2015.

LOONEY, Margareth. 5 Tips for Transmedia Storytelling. Mediashift: your guide to the digital media revolution, 20 de jan de 2013. Disponível em: http://mediashift.org/2013/01/5-tips-for-transmedia-storytelling030. Acesso em: 12 out. 2015.

MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo. Portaria Nº 203/2009, de 12 de fevereiro de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf. Acesso em: 12 out. 2015.

MOLONEY, Kevin T. Porting Transmedia Storytelling to Journalism. Master Thesis. University of Denver, 2011.

PORTO, Denir Rennó; FLORES, Jésus. Periodismo Transmedia. Barcelona, Fráguas, 2012.

RED ICOD. Competências: documento síntese. Beira Interior, Jueves, 7 julio 2005. Disponível em:

http://www.icod.ubi.pt/competencias/resultados/competencias_definitivo.pdf. Acesso em: 14 jul. 2006.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique