Jornalismo em Ambientes Multiplataforma: Diálogos Convergentes

Autores

  • João CANAVILHAS Universidade da Beira Interior - Portugal
  • Juliana COLUSSI Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo Multiplataforma, Jornalismo Móvel, Modelos de Negócios do Jornalismo, Acessibilidade no Jornalismo, Coberturas Jornalísticas, Futuro do Jornalismo.

Resumo

Entrevista em profundidade concedida à Revista Latino-americana e Jornalismo - Âncora, pelos pesquisadores Professor Doutor João Canavilhas da Universidade da Beira Interior – UBI – Portugal e a Professora Doutora Juliana Colussi da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – Brasil. Os entrevistados participaram na condição de conferencistas do Simpósio Internacional sobre JORNALISMO em ambientes MULTIPLATAFORMA que aconteceu em novembro de 2015 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na cidade de João Pessoa – Paraíba |   BRASIL. O evento acadêmico foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Mídia, Acessibilidade e Cidadania (GJAC) do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade da Universidade Estadual da Paraíba (MOBJOR). A entrevista entrelaça dois pontos de vista sobre os conceitos e experiências de Jornalismo Multiplataforma e, traz também temas emergentes como a crise nos modelos de negócios do jornalismo, processos de convergência jornalística, jornalismo móvel, acessibilidade no jornalismo, coberturas jornalísticas e cenários sobre o futuro do jornalismo. A entrevista foi conduzida pelos professores Pedro Nunes, Fernando Firmino e Joana Berlarmino vinculados ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. 

DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n1p194-213

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João CANAVILHAS, Universidade da Beira Interior - Portugal

Doutor em Sociologia e Comunicação pela Universidade de Salamanca, Espanha (2007). Atua como pesquisador nas áreas de ciberjornalismo, mídias digitais, novas tecnologias e plataformas jornalísticas. Ocupa o cargo de vice-reitor na referida instituição (2013-2017). Autor dos livros Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la WWW (2007), Notícias e Mobilidade: jornalismo na era dos dispositivos móveis (2013) e Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença (2014).

Juliana COLUSSI, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

JORNALISTA. Doutora em Jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid. Docente e pesquisadora do Mestrado em Jornalismo da UEPG, com bolsa PNPD-CAPES. Desenvolveu pesquisas sobre a narrativa e a redação de blogs jornalísticos espanhóis e brasileiros. Realiza estudos nas linhas de pesquisa de comunicação digital e a convergência midiática. Possui vários capítulos de livros e artigos publicados em livros e revistas especializadas na área de comunicação. Como jornalista, trabalhou em redações e assessorias de imprensa no Brasil e na Espanha.

Downloads

Publicado

2016-03-28