A convergência na prática jornalística: observações sobre processos de (não) convergência em um grupo de comunicação multimídia

Autores

  • Mônica KASEKER Universidade Estadual de Londrina - Brasil
  • Roberta GONÇALVES Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo, Convergência, Web, Grupos de comunicação.

Resumo

Como se dá a convergência midiática em grupos de comunicação que reúnem emissoras de televisão e rádio, jornais impressos e portais jornalísticos? Este artigo analisa a convergência midiática no Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), a partir da observação dos sites do jornal impresso Gazeta do Povo e do telejornal Paraná TV 2ª edição. A metodologia envolve acompanhamento das publicações, entrevistas e comparação de dados. O objetivo é refletir sobre os processos de convergência e o jornalismo praticado pelos veículos na web. A pesquisa demonstra que a convergência no GRPCOM ainda é pontual e que a questão apresenta-se como um desafio tanto para os jornalistas quanto para a empresa.

DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n2p209-227

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Biografia do Autor

Mônica KASEKER, Universidade Estadual de Londrina - Brasil

Jornalista. Doutora em Sociologia (UFPR), professora de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou como docente na PUCPR entre 2002 e 2015, onde desenvolveu a pesquisa que resultou na produção deste artigo. Contato: mkaseker@gmail.com

Roberta GONÇALVES, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Brasil

Graduada em Jornalismo (PUCPR) e foi bolsista do Pibic entre 2014 e 2015, período no qual desenvolveu a pesquisa de campo apresentada neste artigo. Contato: rgoncalves584@bol.com.br

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Publicado

2016-09-29

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