JORNALISMO E INTERATIVIDADE: o ensino remoto na pandemia a partir das notícias e seus comentários
JOURNALISM AND INTERACTIVITY: remote teaching in the pandemic from the news and its comments
Resumo
O presente trabalho objetivou descrever como o processo de interação no jornalismo colaborou para a construção dos significados acerca do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Para isso, foram selecionadas onze reportagens compartilhadas pelo perfil do G1 no Facebook e os respectivos comentários. Foram utilizados os termos ensino, aula, remoto, digital, covid e pandemia para a pesquisa. Foram selecionados 960 comentários que, em conjunto com as onze reportagens, foram analisados com o apoio do Freeware Iramuteq. Por meio das análises textuais computadorizadas foram encontradas quatro categorias temáticas, sendo elas: Reportagens, Estruturas, Aglomeração e Saúde. Pode-se verificar que os comentários partiram do conteúdo jornalístico e acrescentaram informações, vivências e opiniões particulares e cotidianas às coberturas e abordagens jornalísticas, o que pode ser classificada como uma interação comunicativa, posterior e acrescentada às informações gerenciadas pelo veículo de comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.