Democracia e direitos humanos como ideologia: as críticas de Jürgen Habermas à política de poder unilateral norteamericana e à ONU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.43553

Palavras-chave:

Jürgen Habermas, Democracia transnacional, Direitos humanos, Direito imperial, Ideologia, ONU

Resumo

O artigo está dividido em duas partes. A primeira trata da crítica de Habermas à concepção ética do projeto americano de moralização do direito internacional, de colocar o ethos no lugar do direito, à política externa unilateral e militar que ignora o direito, rejeita a Organização das Nações Unidas (ONU) e despreza pontos de vista normativos da democracia e dos direitos humanos, denunciados por Habermas como ideológicos, do quanto esta interpretação unilateral hegemônica do direito internacional está vinculada à razão neoliberal e seu modelo de sociedade mercantil mundial que visa substituir o mecanismo regulador da política pelo do mercado. Para Habermas, há um parentesco entre o programa neoliberal de produção de uma sociedade do direito privado em escala mundial e as estruturas econômicas globais existentes, e que isso não passa de um projeto de sociedade exportado pelo governo americano a partir de uma teoria da modernização interpretada pelo Consenso de Washington e pela Escola de Chicago que visa subtrair os processos sociais básicos do controle político pelo controle econômico. Em contrapartida, uma ordem unipolar hegemônica, uma justificação ética de um procedimento unilateral que invoca valores da sua própria cultura como supostamente universais, não seria recomendável por razões normativas, pois não garante discernir seus próprios interesses nacionais daqueles que poderiam ser generalizados e comungados com outros países. A segunda parte trata das críticas, reformas e desafios da ONU. Embora algumas inovações do direito internacional tenham fortalecido o peso político da ONU, seria indispensável uma reforma na estrutura institucional para uma maior eficiência no sentido de uma constituição política de uma sociedade mundial, e que seja capaz de, não apenas orientar, mas também implementar institucionalmente os elementos normativos da democracia e dos direitos humanos. A não incorporação institucional é um dos principais limites para o aprofundamento democrático das instituições transnacionais existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Adriano Lubenow, UFPB

Professor Adjunto I do DFE e do Mestrado em Filosofia da UFPB.

Referências

BRUNKHORST, Hauke. Legitimationskrisen: Verfassungsprobleme der Welgeselschaft. Baden-Baden: Nomos, 2012.

BRUNKHORST, Hauke. (Ed.). Demokratie in der Weltgeselschaft. Baden-Baden: Nomos, 2009.

HABERMAS, Jürgen. Im Sog der Technokratie. Berlin: Suhrkamp, 2013.

HABERMAS, Jürgen. Zur Verfassung Europas: Ein Essay. Berlin: Suhrkamp, 2011.

HABERMAS, Jürgen. Ach Europa: Kleinen Politischen Schriften. Frankfurt: Suhrkamp, 2008.

HABERMAS, Jürgen. Zwischen Naturalismus und Religion. Frankfurt: Suhrkamp, 2005.

HABERMAS, Jürgen. Der gespaltene Westen. Frankfurt: Suhrkamp, 2004.

HABERMAS, Jürgen. Zeit der Übergänge. Frankfurt: Suhrkamp, 2001.

HABERMAS, Jürgen. Die postnationale Konstellation. Frankfurt: Suhrkamp, 1998.

LUBENOW, Jorge A. O Ocidente dividido: o impacto da globalização econômica neoliberal na integração política da União Europeia. Aufklärung: Revista de Filosofia, v.4, n.3, p. 119-134, 2017.

LUBENOW, Jorge A. A redefinição do perfil político da Europa de estatal-social para econômico-liberal: uma análise crítica a partir de Jürgen Habermas. Aufklärung: Revista de Filosofia, v.3, n.2, p. 95-112, 2016.

LUBENOW, Jorge A. The paradox of technocratic democracy and the democratic deficit of european institutions by Jürgen Habermas. Aufklärung: Revista de Filosofia, v.2, n.2, p. 103-122, 2015.

LUBENOW, Jorge A. Hauke Brunkhorst e o conceito de solidariedade democrática como crítica à esfera pública pós-nacional de Jürgen Habermas. Veritas: Revista de Filosofia (PUC-RS), v. 58, n.1, p. 118-130, 2013.

LUBENOW, Jorge A. & SILVA, Bartolomeu L. da. Esfera pública 50 anos depois. Dossiê Revista Problemata, v.3, 2012.

LUBENOW, Jorge A. & SILVA, Bartolomeu L. da; AZEVEDO, Edmilson A. de. Habermas 80 anos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010, 2v.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Lubenow, J. A. (2018). Democracia e direitos humanos como ideologia: as críticas de Jürgen Habermas à política de poder unilateral norteamericana e à ONU. Aufklärung: Revista De Filosofia, 5(3), p.141–154. https://doi.org/10.18012/arf.2016.43553