Elementos para uma crítica da razão violenta

Autores

  • Oneide Perius Universidade Federal do Tocantins
  • Carlos Mendes Rosa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.55580

Palavras-chave:

Violência, Racionalidade, Filosofia, Psicanálise

Resumo

O presente texto se propõe a recuperar alguns argumentos da vasta tradição filosófica e psicanalítica que pensam as raízes da violência presentes nos próprios modelos de racionalidade e tecer uma leitura crítica acerca desses modelos, escapando do maniqueísmo argumentativo que coloca de um lado a violência e do outro a paz e a razão. Traçamos ainda um paralelo com questões sociais e políticas contemporâneas de modo a buscar uma racionalidade que não se restrinja a uma oposição às emoções (afetos) nem tampouco se reduza a processos lógicos e mecânicos. Por fim, entendemos que a tarefa de uma crítica da violência implica, necessariamente, uma crítica da própria racionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oneide Perius, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Filosofia. Professor Associado do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins, UFT.  Professor do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da UFT/ESMAT.

Carlos Mendes Rosa, Universidade Federal do Tocantins

Psicanalista. Doutor em Psicologia. Professor Adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins, UFT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da UFT/ESMAT

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. (Trad: Guido A. de Almeida). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, M. Dialética Negativa. (Trad: Marco Antonio Casanova). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

CALLIGARIS, Contardo. Porque a homossexualidade incomoda tanto. Portal Geledés. Disponível em https://www.geledes.org.br/contardo-calligaris-o-psicanalista-explica-por-que-a-homossexualidade-incomoda-tanto/ . 2011. Acessado em 20 de setembro de 2020.

FEDERICI, Silvia. Pandemia, Reprodução e Comuns. Disponível em https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/pandemia-reproducao-e-comuns/. 2020. Acessado em 28 de setembro de 2020

FREUD, Sigmund. À guisa de introdução ao narcisismo. In: FREUD, S. Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente. (Trad: L. A. Hans). Rio de Janeiro: Imago, 2004. vol. 1, pp. 95-131.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 2000a.

FREUD, Sigmund. Por que a guerra? In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Vol XXII. Rio de Janeiro: Imago, 2000b.

FREUD, Sigmund. Reflexões para os tempos de guerra e morte. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 2000c.

JAPPE, Anselm. _As aventuras da mercadoria._(Trad: José Miranda Justo). Lisboa: Antígona, 2006.

KANT, Immanuel. Para a paz perpétua. (Trad: Bárbara Kristensen). Rianxo: Instituto Galego de Estudos de Segurança Internacional e da Paz, 2006.

LACAN, J. Da psicose paranoica em suas relações com a personalidade. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

LACAN, J. “Posição do inconsciente”. In: Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998, p.843-864.

MARX, Karl. O capital. Livro I. (Trad: Rubens Enderle). São Paulo: Boitempo, 2013.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 Ediçoes. 2018.

NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral. (Trad: Paulo César de Souza) São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

RICOEUR, Paul. Da interpretação: ensaio sobre Freud. Trad. Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Imago. 1977.

ROSENZWEIG, Franz. Der Stern der Erlösung. (Herausgegeben von Albert Raffelt) Freiburg im Breisgau: Universitätsbibliotek, 2002.

ROUDINESCO, Elisabeth, A parte obscura de nós mesmos: Uma história dos perversos. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

SAFATLE, Vladmir. O circuito dos afetos. Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Autêntica, 2015.

ZIZEK, Slavoj. Violência. São Paulo: Boitempo, 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-07

Como Citar

Perius, O., & Mendes Rosa, C. (2020). Elementos para uma crítica da razão violenta. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.81–92. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.55580