Sobre o fanatismo, ou, do homem como ideologia da desumanização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9iesp.64376

Palavras-chave:

Fanatismo, Subjetividade, Sociedade, Violência, Teoria Crítica

Resumo

O objeto de análise deste estudo é o fenômeno do fanatismo em sua especificidade contemporânea. Pretendemos ir além das leituras estritamente psicológicas do problema. Ao invés disso, entendemos o fenômeno como um sintoma social resultante de um longo processo de danificação, adoecimento e, por fim, esvaziamento dos sujeitos. Em outras palavras, o fanatismo não é autoexplicativo e nem sequer pode ser explicado apenas a partir de elementos meramente psicológicos. Revelar a estrutura social que torna possível a emergência do fanatismo em sua especificidade contemporânea é, em última análise, o objetivo deste artigo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oneide Perius, Universidade Federal do Tocantin

Doutor em Filosofia pela PUCRS (2011). Realizou estágio pós-doutoral pela mesma Instituição (2016, 2019). É professor Associado no curso de Filosofia da UFT (Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas) ; no Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT); no Mestrado Profissional de Filosofia da UFT (PROF-FILO/UFT). Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Teoria Crítica, Teoria Crítica e Direitos Humanos, Hermenêutica e Linguagem. É autor dos livros:Esclarecimento e Dialética Negativa: sobre a negatividade do conceito em Theodor Adorno (2008) e Walter Benjamin: a filosofia como exercício (2013). Além disso, publicou vários artigos em revistas científicas e participou da organização de vários livros sobre temáticas relacionadas à sua pesquisa.

Fábio Caires Correia, Unicatólica Tocantins

Pesquisador Associado à Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade (UCB/UNESCO). Coordenador da Cátedra "Derechoshumanosy violencia:gobierno y gobernanza"(UNESCO/UniCatólica/Uni.Externado-Colômbia). Doutor em Filosofia (2020) -Pontifícia UniversidadeCatólica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação (2016)-Universidade de Sorocaba. Licenciado em Filosofia (2021)-Universidade Federal do Tocantins. Bacharel em Filosofia (2010)-Pontifícia UniversidadeCatólica de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Superior da Universidade de Sorocaba(2014-2016), da Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa-SOFELP, do Grupo de pesquisa Ética, contemporaneidade e desconstrução III e do Grupo de Pesquisas Fenomenologia e Psicanálise daPUCRS. Editor de texto e membro do corpo editorial nas Revistas: Avaliação (Revista da Avaliação daEducação Superior da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES) da UNICAMP (2014-2015) e da Intuitio (PUC-RS) (2017). Atuou como editor-gerente do periódico discente Intuitio (PUC-RS). Atuou como professor Substituto no Colegiado de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É atualmente Professor, Coordenador de Pesquisa e Extensão (CPEx) e de Pastoralidade no Centro Universitário Católica do Tocantins (2021) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional de Filosofia da UFT (PROF FILO/UFT). Suas principais pesquisas estão centradas nos seguintes temas: Theodor W. Adorno, Educação Superior, Escola de Frankfurt, Teoria crítica, Ética e Filosofia Política, Estética, Psicanálise, Filosofia Moral e Filosofia e história da Educação

Rafael Furtado da Silva, Unversidade Católica de Tocantins

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Bolsista de Mestrado pela CAPES. Linha de pesquisa: História e Políticas da Educação. Especialista em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Inclusiva pela Faculdade Itecne. Especialista em Neuropsicopedagogia aplicada à Educação pela Faculdade Bagozzi. Licenciado em Pedagogia pela Uninter. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

Referências

ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad: Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar: 1985.

ADORNO, Theodor W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Trad: Verlaine Freitas. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

ADORNO, Theodor W. Jargon der Eigentlichkeit. (Gesammelte Schriften, Band 6). Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1972.

ADORNO, Theodor W. Minima Moralia: Reflexionen aus dem beschädigten Leben. Erste Auflage. (Gesammelte Schriften, Band 4).Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1980.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ADORNO, Theodor W. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BUBER, Martin. Eu e Tu. 2. ed. São Paulo: Moraes, 1974.

CIORAN, E. Breviário de Decomposição. Trad: José Thomas Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

GRAMSCI, Antonio. Odeio os indiferentes: escritos de 1917. São Paulo: Boitempo, 2020.

HEGEL, G. W. F. Princípios da filosofia do direito. Trad: Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. Trad: Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 2002.

OZ, Amós. Como curar um fanático. São Paulo: Cia. Das Letras, 2015. Ebook.

ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade. Tradução por Rafael H. Silveira. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

SAFATLE, Vladimir. Bem-vindo ao Estado suicidário. N-1 edições, 2020.

TOSCANO, Alberto. Fanaticism: On the uses of an Idea. London, New York: Verso, 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-15

Como Citar

Perius, O., Caires Correia, F. ., & Furtado da Silva, R. (2022). Sobre o fanatismo, ou, do homem como ideologia da desumanização. Aufklärung: Revista De Filosofia, 9(esp), p.23–32. https://doi.org/10.18012/arf.v9iesp.64376