O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão não podem ultrapar 2MB.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

REVISTA ÁRTEMIS

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

A Revista Ártemis, Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades, dos Programas de Pós Graduação em Sociologia e Letras da Universidade Federal da Paraíba, publica artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros.

Os autores, quando não tiverem o título de Doutor, devem submeter seus trabalhos em co-autoria com o orientador. Excepcionalmente, a critério da Comissão Editorial, poderão ser aceitos artigos de autoria exclusiva de doutorandos, desde que não ultrapassem 10% do total dos artigos publicados.

Os artigos e outras contribuições deverão versar sobre Feminismo, Estudos de Gênero, Sexualidades e Questões culturais.

As demais seções do periódico incluem: Traduções de artigos ou ensaios publicados em outros idiomas, exceto inglês e espanhol; Entrevistas com pesquisadoras das áreas temáticas; Dossiês temáticos; Resenhas de livros com até 3 anos de publicação para livros publicados nacionalmente e até 5 anos para livros internacionais.

Os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. A revista se reserva o direito de publicar o artigo na língua original ou a tradução, de acordo com decisão de sua Comissão Editorial, desde que com a anuência do autor.

Aceitamos propostas de dossiê organizado por colaboradorxs. Entretanto, o dossiê deverá seguir rigorosamente as Normas de formatação e passar por avaliação de pareceristas tal qual os demais itens que compõem a revista.

Ao enviar seu trabalho para a Revista Ártemis, o (s) autor(es) cede(m), automaticamente, seus direitos para eventual publicação do artigo pela mesma.

A submissão de artigos é isenta de pagamento, não há ônus envolvendo a publicação de artigos.

A avaliação será realizada através de processo cego por dois pares anônimos que emitirão parecer sobre a importância, qualidade e originalidade do artigo, em caso de discrepância será solicitado novo parecer a um 3ª avaliador. Cerca de 75% dos pareceres emitidos são provenientes de pesquisadores externos à instituição de origem do periódico.

A Revista Ártemis permite o uso e a reprodução de parte ou totalidade dos artigos (em acordo com a CC license), desde que previamente autorizado pela editoria.

Os artigos que necessitem correção serão encaminhados aos autores com prazo para devolução discriminado.

Os artigos que não obedeçam à formatação da revista não serão encaminhados aos pareceristas e serão devolvidos aos autores. Assim como, os artigos que não estiverem dentro do escopo da revista.

 

Apresentação dos trabalhos:

 

1 Formatação

Os manuscritos devem ter até 20 páginas, ser enviados em WORD para WINDOWS, em formato A4, espaçamento 1,5, utilizando fonte Times New Roman 11, exceto para notas de rodapé (10).

Resumo, Abstract, palavras-chave e keywords (11).

Em negrito subtítulos (12) e título (14), em espaço 1,5, justificado e sem separação de sílabas, com margens laterais de 2 cm.

Os tópicos não devem estar numerados e tampouco colocar numeração nas páginas.

O artigo deve ser encaminhado sem os nomes dos autores e deve conter uma folha de rosto informando:

2 Folha de rosto

Título do artigo, com inicial maiúscula;

Versão do título para o inglês;

Primeiro nome e último sobrenome (em CAIXA ALTA) de cada autor, nomes intermediários devem ser indicados pelas respectivas iniciais; Indicação da instituição e o país a que cada autor está afiliado, inclusive e-mail.

A titulação dos autores, tampouco a sua formação aparecerá na publicação consoante o padrão universal utilizado nos periódicos científicos.

 

3 Resumo e descritores

Os manuscritos para as seções Artigos devem conter resumos com no máximo 150 palavras, em português e inglês.

Keywords e palavras-chave devem acompanhar os resumos, até o máximo de 6. As palavras-chave (keywords) devem vir iniciadas por letra maiúscula e separadas por ponto final.

Ex.: Gênero. Mulher. Sociologia.

4 Estrutura do texto

O uso inicial de siglas ou abreviaturas pouco conhecidas deve ser precedido da sua denominação completa. Abreviaturas comuns, como as do sistema métrico, são usadas em minúsculas e sem ponto. Expressões e abreviaturas latinas (por exemplo, op. cit., et al., e.g., i.e., vs.) não devem ser grafadas em itálico.

 

5 Referências

As referências no texto devem ser citadas de uma das seguintes maneiras: Smith (1967), (Smith, 1967), (Smith, 1969: 25), Smith & Abe (1978), e Smith et al. (1970) para mais de dois autores.

Colocar aspas duplas para citações com até 3 linhas que aparecem no corpo do texto; Citações com mais de três linhas usar recuo de 4 centímetros da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 10 e sem aspas; Uso de aspas simples para palavras com emprego não convencional ou para indicar citação no interior de citação de até 3 linhas.

Uso do itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.

As notas explicativas devem estar no pé de página devidamente numeradas.

As fontes das citações devem estar indicadas obedecendo a numeração das notas explicativas, contendo sobrenome da/o autora/or, ano de publicação, número de página da citação.

 

6 Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas devem ser completas e dispostas em ordem alfabética, apresentadas ao final do texto.

Nas referências bibliográficas, o nome dos autores deve constar em todas as referências e não apenas ser indicada a inicial.

As referências bibliográficas devem ser apresentadas de acordo com os exemplos a seguir:

 

a) Livro: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DA OBRA, Nome. (ano da publicação). Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora.

Exemplo:

ENLOE, Cynthia. (2007). Globalization and Militarism: Feminists Make the Link. 1a edição. Lanham, Maryland: Rowman and Littlefield Publishers, Inc.

 

b) Capítulo de livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome. (ano). "Título do capítulo: subtítulo". In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, nomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora. Páginas inicial e final do capítulo.

Exemplo:

BELL, David. (2010). "Queernaturecultures". In: SANDILANDS, Catriona & ERICKSON, Bruce (eds.). Queer Ecologies: Sex, Nature, Politics and Desire. Bloomingtom: Indiana University Press. p. 134-148.

 

c) Trabalhos em revistas: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. (ano). "Título do artigo: subtítulo". Título do Periódico. Número do volume, número do fascículo: páginas inicial e final do artigo, mês.

Exemplo:

SARTI, Cynthia. (2011). “A Vítima como Figura Contemporânea”. Caderno CRH, n. 24, 61: p.51-62, jan-abr.

d) Coletânea: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. (ano). “Título do capítulo”, iniciais do nome, seguidas do sobrenome do(s) organizador(es), Título da coletânea, local da publicação, editora.

Exemplo:

ABRANCHES, Sérgio Henrique. (1987). “Governo, empresa estatal e política siderúrgica: 1930-1975”, In: O.B. Lima & S.H. Abranches (org.), As origens da crise, São Paulo, Iuperj/Vértice.

 

e) Teses acadêmicas: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. (ano). Título da tese. Categoria (Grau acadêmico e área de concentração), instituição, local, tipo de reprodução.

Exemplo:

DINIZ, Carmen Simone G. (2001). Entre a técnica e os direitos humanos: possibilidades e limites da humanização da assistência ao parto. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) – Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, mimeo.

 

f) Trabalhos apresentados em Congresso: anais, resumos, proceedings, e CD-Rom: SOBRENOME DO AUTOR DO TRABALHO, Nomes. (ano). "Título do trabalho". In: NOME DO EVENTO, Número da edição do evento, Cidade onde se realizou. Anais... (ou Proceedings... ou Resumos...) Local de publicação: Editora, Páginas inicial e final do trabalho.

Exemplo:

FURLIN, Neiva. (2011). “A noção de sujeito em Touraine e Foucault: contribuições epistemológicas para o pensamento social”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 15, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: SBS. Disponível em: <http://www.sistemasmart.com.br/sbs2011/arquivos/sbs2011_GT30_Neiva_Furlin.pdf >. Acesso em: 20 nov. 2011.

 

No CD Rom, o título da publicação continuará sendo Anais, Resumos ou Proceedings, mas o número de páginas será substituído pelas palavras Disquete ou CD Rom.

 

g) Para artigos capturados na internet: Deverão constar. Autor. (ano) Título do artigo.

Título de Periódico, volume [on-line]. Disponível : URL. Data de acesso.

Exemplo:

SILVA, Ives Gandra da. (1998). Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 19 set. 1998.

 

h) Fotografia: Quando não houver um título, deve-se atribuir um ou utilizar a expressão “Sem título”, entre colchetes. Após a especificação do suporte, podem ser acrescentadas informações adicionais que melhor identifiquem o documento.

Exemplos:

RODRIGUES, Maria Solange Pereira. Entrega da placa ao colaborador destaque 2008 do SIBI/PUCPR. (2008). 1 fotografia, color. BIM, Samuel Luiz. Cartão postal Curitiba. 1 fotografia. 500 x 375 pixels. Disponível em: <http://farm4.static.flickr.com/3185/2693349252_a2a71dd00e.jpg?v=0:>. Acesso em: 22 jul. 2008.

i) Imagem em movimento: Incluem filmes, videocassetes, DVD, entre outros. Os elementos essenciais são: título, diretor, produtor, local, produtora, data e especificação do suporte em unidades físicas.

Exemplo:

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. [S.l.]: Le Studio Canal; Riofilme; MACT Productions. (1998). 1 bobina cinematográfica (104min), son., color., 35 mm.

 

7 Tabelas

 

As tabelas devem ser inseridas no texto e numeradas consecutivamente, com

algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto e encabeçadas por um

título, recomendando-se a não repetição dos mesmos dados em gráficos. As tabelas

deverão ser feitas utilizando-se o mesmo programa do artigo.

 

8 Figuras

 

As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem ser denominadas figuras,

inseridas ao configurar o texto e numeradas consecutivamente com algarismos

arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. As figuras devem ser enviadas nos

formatos jpeg ou tiff, resolução de 300 dpi, tamanho de 23 x 16 cm e em grayscale.

  1. Agradecimentos e notas no final do texto antes das Referências.

Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus trabalhos, incluindo a citação apropriada, atribuições e permissão de uso.

CONTATOS

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/index

Revista Ártemis

Universidade Federal da Paraíba

Cidade Universitária/Campus Universitário

 CEP 58059-970 João Pessoa, PB. Brasil.

 revistaartemis@yahoo.com.br

tel/fax: 0055.83.32167204

 

Alberto Pessoa- Capa

Filipe Almeida- Webdesigner

Resenhas

livros publicados nos últimos 2 anos e até 3 anos se publicados no exterior.

Traduções

de artigos de interesse e dentro do escopo da revista

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.