DESPLIEGUES DE VIOLENCIA Y FORMAS DE TERRITORIALIZACIÓN DE LAS SEXUALIDADES. ANÁLISIS SOCIO-SEXUAL DE 'EL LUGAR SIN LÍMITES'

Autores

  • Santiago MORCILLO

Resumo

Este artigo é uma reflexão crítica sobre o romance El lugar sin límites escrito por José Donoso, considerado característico do boom da literatura latino-americana, mais também representativo das identidades, relações de gênero, sexualidades e formas de violência nas sociedades latino-americanas. Este trabalho visa fazer uma análise sociológica das construções sociais incorporadas nos personagens e suas relações. Focalizando as representações da violência em relação à sexualidade, gênero e os territórios / limites na obra, refletindo sobre as características dos personagens protagonistas e as ligações que entre elos emergem como expressões do imaginário cultural e construções presentes. Neste quadro, considera-se a relação entre violência e as posições de subalternidade e abjeção. Para isso centra-se nas particularidades das relações específicas entre os personagens, tendo como eixos: as relações de poder / gênero e hierarquias, alianças e conflitos, as formas de violência, sexualidades e espaços territoriais em que ocorrem as suas ligações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

MORCILLO, S. DESPLIEGUES DE VIOLENCIA Y FORMAS DE TERRITORIALIZACIÓN DE LAS SEXUALIDADES. ANÁLISIS SOCIO-SEXUAL DE ’EL LUGAR SIN LÍMITES’. Revista Ártemis, [S. l.], n. 11, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/10688. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos