GÊNERO E SEXUALIDADE: CONTRIBUIÇÕES ANTROPOLÓGICAS PARA O ESTUDO DO CURRÍCULO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo promover o diálogo entre as áreas da antropologia, sociologia e educação, notadamente no que concerne ao estudo de Gênero e sexualidade e suas vinculações com o estudo do currículo, a partir de algumas pesquisas na área da antropologia, desenvolvidas por Segato (1998), estabelecendo conexões entre a teoria e a pedagogia queer e suas implicações no currículo. A escola de Ensino Fundamental foi o cenário da pesquisa, e o material empírico constituiu-se basicamente de discursos que foram analisados, tomando como referência a análise do discurso na perspectiva que Foucault (1996) desenvolveu. As análises apontaram para o currículo significado na perspectiva liberal ou humanista onde as identidades são provenientes de concepções essencialistas.Downloads
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Publicado
2009-12-20
Como Citar
DO NASCIMENTO, M. do S. GÊNERO E SEXUALIDADE: CONTRIBUIÇÕES ANTROPOLÓGICAS PARA O ESTUDO DO CURRÍCULO. Revista Ártemis, [S. l.], n. 10, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/11836. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos