QUESTÕES DE GÊNERO: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DOS CURSOS DAS ENGENHARIAS ELÉTRICA, PRODUÇÃO CIVIL E MECÂNICA DO CEFET-MG

Autores

  • Maura das Graças Lisboa de FELIPE

Resumo

A crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, bem como suas presenças nas universidades tem sido apontada por diversos pesquisadores como uma das mais importantes transformações socioeconômicas e culturais ocorridas. Este artigo analisou a percepção dos docentes homens e mulheres das engenharias do CEFET-MG sobre relações de gênero na docência, tendo em vista as possibilidades de acesso a cargos de chefia e de representatividade existentes na Instituição por parte das mulheres. Buscou-se suporte teórico nas obras de Lavinas (1997), Bourdieu (2002), Ristoff (2006), Bastos (2007) e Bruschini (2007) de forma a subsidiar a análise dos dados. A metodologia aplicada seguiu a abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso realizado no CEFET-MG, utilizando-se entrevistas com 20 professores dos cursos de engenharia. A participação feminina na docência nestas áreas é vista com naturalidade pelos professores, que declararam que o espaço educacional é dividido com equidade.

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

DE FELIPE, M. das G. L. QUESTÕES DE GÊNERO: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DOS CURSOS DAS ENGENHARIAS ELÉTRICA, PRODUÇÃO CIVIL E MECÂNICA DO CEFET-MG. Revista Ártemis, [S. l.], n. 12, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/11983. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos