Era uma vez um Menino e uma Menina...: Representações de Gênero através de Livros Paradidáticos nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental

Autores

  • Rita C. Petrenas UNESP - Campus Araraquara
  • Fatima A. C. Gonini
  • Valéria M. N. Mokwa
  • Paulo R. M. Ribeiro

Resumo

Abordar a temática de gênero no contexto escolar se torna algo complexo, pois poucos são os cursos de formação docente e as capacitações que se voltam para essa temática. O objetivo desse texto é analisar as representações de crianças em torno das construções de gênero, propondo para os docentes a possibilidade de trabalhar esse tema no contexto escolar. A pesquisa apresentou como material principal os livros paradidáticos. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo, modalidade temática e definimos temas ou categorias considerados relevantes para a discussão. Nesse estudo não tivemos a pretensão de expor modelos, mas apresentar caminhos que sejam aliados nas propostas de estudo de gênero com crianças, e mesmo nos cursos de formação de professores, indo além dos padrões generificados e reprodutores de estereótipos, propondo a relação teoria e prática, minimizando dicotomias que são tão comumente queixas de docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita C. Petrenas, UNESP - Campus Araraquara

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Araraquara),no Programa de Educação Escolar,Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda e Pedagogia pela PUCCAMP. Atualmente é Coordenadora e Professora do curso de Pedagogia da ASSER Porto Ferreira (UNICEP). Membro do Grupo de Pesquisa NUSEX ( Núcleo de Estudos da Sexualidade).Tem experiência na área de Educação como : Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora de Escola de Período Integral. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação do Educador,Educação Sexual, Ensino Fundamental, Cotidiano Escolar,Alfabetização e Letramento, Ciclos de Aprendizagem e Representações Sociais.

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

PETRENAS, R. C.; GONINI, F. A. C.; MOKWA, V. M. N.; RIBEIRO, P. R. M. Era uma vez um Menino e uma Menina...: Representações de Gênero através de Livros Paradidáticos nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental. Revista Ártemis, [S. l.], v. 17, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/19155. Acesso em: 26 abr. 2024.